Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

9º CNP / 4º Corep: após pré-congressos, atenções se voltam para o 4º Congresso Regional da Psicologia

Postado no dia 11 de abril de 2016, às 14:27

Será nos dias 29 e 30 de abril, em Guarapari e contará com a presença de cerca de 70 psicólogas/os. Veja os detalhes e entenda o processo democrático de construção política das diretrizes de atuação da Psicologia

Último pré-congresso é realizado em Vitória

O CRP-16 realiza nos dias 29 e 30 de abril, no 29 e 30 de abril, no Centro de Turismo e Lazer do Serviço Social do Comércio (SESC), na Rodovia do Sol, nº 1, em Muquiçaba, em Guarapari, o 4º Congresso Regional de Psicologia do Espírito Santo (Corep-ES).

O evento é a última etapa conduzida pelo Conselho. Cerca de 70 delegadas/os eleitas/os nos dez pré-congressos, realizados pelo CRP-16, e no pré-congresso livre de Santa Maria de Jetibá, organizado por profissionais da Região Serrana do Estado, vão trabalhar em cima das 161 propostas aprovadas nesses eventos anteriores ao 4º Corep (veja abaixo a lista de todos eles).

As/os psicólogas/os delegadas/os vão sistematizar as propostas para definir quais proposições a delegação capixaba levará ao 9º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), que será realizado nos dias 16, 17, 18 e 19 de junho de 2016, em Brasília.

A membro da Comissão Organizadora Regional (Comorg) do 4º Corep e conselheira do CRP-16, Andrea Nascimento fala sobre a expectativa para os dois dias de trabalhos do Congresso Regional.

“Algumas propostas (das 161 aprovadas nos pré-congressos) estão muito bem elaboradas. Outras não condizem com a responsabilidade do Sistema Conselhos de Psicologia, mas o Corep é para sistematizá-las e para definirmos quais levaremos ao CNP. Esperamos que sejam dois dias de ampla participação e que todas e todos possam construir as diretrizes não apenas para o Estado, mas sim para todo o Brasil, tendo como foco o processo de construção de uma Psicologia plural e diversificada para todo o País”, argumenta a conselheira da Comorg.

Eleições. Vale lembrar que  no 4º Corep, a Comissão Regional Eleitoral (CRE) do CRP-16 estará presente. É que no último dia do Congresso, a CRE vai encerrar o prazo de inscrição de chapas interessadas em disputar as eleições que vão definir o 5º Plenário do Conselho.

Entenda o CNP
O 9º CNP vai definir as diretrizes de atuação política do Sistema Conselhos de Psicologia para os próximos três anos. Este triênio também será marcado pelas próximas gestões do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais, já que 2016 é ano eleitoral em todo o Sistema Conselhos de Psicologia.

O CNP chega a sua nona edição, tendo como tema: Psicologia no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária. Os eixos de discussão do 9º CNP são:

-Eixo 1: Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade;
-Eixo 2: Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos;
-Eixo 3: Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.

734961_974191005951247_7231630283787779563_n

Pré-congressos são realizados na Grande Vitória e no interior do ES, como em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul capixaba

Vale ressaltar que o CNP é realizado em etapas, que contribuem para um processo democrático, onde toda a categoria profissional tem seu momento para participar dessa construção. As etapas do CNP são: eventos preparatórios, pré-congressos, Congresso Regional de Psicologia (Corep), que precede o evento nacional (o 9º CNP).

As propostas apresentadas por profissionais da Psicologia são construídas dentro dos três eixos temáticos do CNP, nas fases anteriores ao evento Nacional.

O CRP-16 já realizou quatro eventos preparatórios, entre o final de 2015 e o início de 2016, e dez pré-congressos, na Grande Vitória e no interior do Estado, entre março e abril deste ano. Profissionais da Região Serrana do ES promoveram um pré-congresso livre, em Santa Maria de Jetibá.

Agora, o Conselho vai realizar o seu 4º Corep, que definirá as propostas e a delegação capixaba que representará a Psicologia do Espírito Santo no 9º CNP.

Leia outras informações sobre o 9º CNP/4º Corep.

Veja como foram os 10 pré-congressos realizados

Profissionais e estudantes no pré-congresso de Vila Velha

Veja como foi o 10º pré-Corep do CRP-16, em Vitória
Veja como foi o 9º pré-Corep do CRP-16, em Guarapari 
Veja como foi o 8º pré-Corep do CRP-16, em Vila Velha
Veja como foi o 7º pré-Corep do CRP-16, na Serra
Veja como foi o 6º pré-Corep do CRP-16, em Cariacica
Veja como foi o 5º pré-Corep do CRP-16, em Cachoeiro de Itapemirim
Veja como foi o 4º pré-Corep do CRP-16, em Vitória
Veja como foi o 3º pré-Corep do CRP-16, em Linhares

Veja como foi o 2º pré-Corep do CRP-16, em São Mateus
Veja como foi o 1º pré-Corep do CRP-16, em Vitória

Veja aqui como foi o 1º pré-congresso livre
Veja como foi o 1º pré-Corep livre, em Santa Maria de Jetibá

Eventos preparatórios
Oficina Nacional Gestão Integral de Riscos e Desastres: da prevenção à recuperação, em 19 de fevereiro de 2016
Oficina Regional “Psicologia em Foco Especial: O enfrentamento às situações de emergências e desastres, em 29 de janeiro de 2016”
I Simpósio “Profissionais de RH: diferenciais proporcionados pela formação Psi”!, em 19 de novembro de 2015 
“Despatologização das Identidades Trans e Travestis”, em 23 de outubro de 2015

 

Profissionais e estudantes lotam auditório da UVV, em Vila Velha

Oficina nacional de riscos e desastres é o último dos eventos preparatórios ao 4º Corep


Participação das/os estudantes de Psicologia

Confira aqui como será definida a representação estudantil no 4º Corep

Confira abaixo  mais informações referentes ao 9º Congresso Regional de Psicologia / 4º Congresso Regional de Psicologia.

Assista ao vídeo de divulgação do 9º CNP/4º Corep


Eventos livres (atividade já encerrada)
Veja como organizar um pré-congresso livre

Agenda
Confira aqui todas as datas dos pré-congressos . Abaixo, veja o calendário dos eventos.

calendario_coreps

Delegadas/os: profissionais precisam estar em dia com o Conselho
Confira abaixo as orientações, previstas no regulamento do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) referente às delegadas e aos delegados.

Art. 23 – Poderão ser delegados nos COREPs e no CNP apenas as psicólogas (os) regularmente inscritas (os) nos CRPs (tanto inscrição principal quanto secundária) e adimplentes

(…)

Art. 31 – Os Pré-Congressos deverão eleger delegados para o COREP na proporção de um para cada dois psicólogos presentes no momento da eleição dos delegados.

¹ Também serão consideradas(o) psicólogas(o) adimplentes aquelas(e) que estejam em dia com o pagamento da anuidade de anos a nteriores à  realização do CNP, mesmo que  na forma de parcelamento, até a data do COREP.

Leia a íntegra do regulamento abaixo.

Documentos
Confira o regulamento do 9º CNP. 
Confira o regulamento do 4º Corep.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...