Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

1º pré-congresso, em Vitória, elege três delegadas/os e apresenta 16 propostas ao 4º Corep

Postado no dia 4 de março de 2016, às 17:55

CRP-16 divulga nota de apoio ao movimento “Fora Valencius” no evento 

precorep_vix

Pré-Corep é realizado no auditório do Incaper, em Vitória, tendo como tema a saúde mental

O 1º pré-congresso do 4º Congresso Regional de Psicologia (4º Corep do CRP-16) / 9º Congresso Nacional de Psicologia (9º CNP do CFP) mostrou o engajamento da categoria que atua na área da saúde mental em favor de uma construção política alinhada à Reforma Psiquiátrica e ao fim dos manicômios no País.

O 1º pré-Corep do CRP-16 foi realizado no auditório do Incaper, em Vitória, no dia 04 de março, tendo como tema: “Saúde Mental – Fora Valencius”.  Três delegadas/os foram eleitas/os (além das/os três respectivas/os suplentes), e 16 propostas foram apresentadas. Além disso, o pré-congresso divulgou uma Nota de Apoio e Solidariedade ao Movimento de Ocupação “Fora Valencius”, com dados bancários para arrecadação de fundos em favor da ocupação, que ocorre há mais de dois meses em Brasília. Confira a íntegra da nota abaixo, após as informações sobre as propostas e profissionais eleitas/os no 1º pré-Corep.

Psicólogas/os delegadas/os eleitas/os e suplentes
Camila Mariani Silva;
Maria Angélica Napolitano;
Rafaela Gomes Amorim.

Propostas. Das 16 propostas aprovadas, cinco foram do eixo 1; cinco do eixo 2; e seis do eixo 3. Conheça os eixos: Eixo 1: Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade; Eixo 2: Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos; Eixo 3: Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.

CRP-16 divulga nota de apoio ao movimento “Fora Valencius”

Slide5 (1)

O CRP16 – Espírito Santo apresentou na tarde desta sexta-feira, 4, durante o 1º Pré-Corep/ES, para conhecimento da categoria profissional e dos/das estudantes presentes, a Nota de Apoio e Solidariedade ao Movimento de Ocupação “Fora Valencius”. Confira abaixo a nota e saiba como contribuir.

Nota de apoio e solidariedade

O Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região – ES no uso de suas atribuições legais e regimentais vem a público, por meio deste, reiterar total apoio e solidariedade ao Movimento de Ocupação “Fora Valencius”, que ocorre há mais de sessenta dias em Brasília no Distrito Federal e que repudia a nomeação do Psiquiatra Valencius Wurch como novo Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. O referido Psiquiatra foi Diretor do maior Manicômio privado da América Latina, a Casa de Saúde Drº Eiras de Paracambi, no Rio de Janeiro/RJ, que foi fechado em 2012 por ordem judicial após graves denúncias de violações de Direitos Humanos.

Importante reafirmar nosso compromisso social na luta em defesa da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, pela fiel implementação e consolidação da Rede de Atenção Psicossocial de acordo com a legislação vigente e resoluções, produto democrático das Conferências Nacionais de Saúde Mental. Neste ínterim, cabe ressaltar a trajetória política e social desta entidade nesta luta que se caracteriza em todo território do estado do Espírito Santo. E ainda que destacou-se nas diversas esferas de inserções possíveis e cabíveis do ponto de vista programático, com responsabilidade aos princípios técnicos e éticos da profissão de Psicóloga(o) por meio de uma contínua formação política, manifestações, atos públicos e participações em comissões diversas, movimentos sociais, seminários, etc.

Neste sentido, vale ressaltar ser inadmissível qualquer movimento cuja tentativa seja de atacar, desqualificar ou desconsiderar tal trajetória construída coletivamente. É momento de agregar forças face aos retrocessos que a Saúde Pública Brasileira, com ênfase na Saúde Mental tem sofrido, que coloca em risco e apresenta-se na contramão de todas as conquistas históricas alcançadas coletivamente, e não fragmentar os múltiplos Movimentos Sociais que compõe o vasto campo da Luta Antimanicomial.

É preciso unificar, potencializar e seguir na luta por uma sociedade sem Manicômios!

E para contribuir com a referida ocupação que reivindica a exoneração do Psiquiatra Valencius Wurch e luta contra o retorno da lógica manicomial, o CRP16/ES convoca toda a categoria profissional a colaborar e doar para o Movimento de Ocupação “Fora Valencius”, levantando recursos em prol da Luta Antimanicomial, na conta bancária abaixo:

AG: 1003-0
CC: 432773-X
BANCO DO BRASIL – CEDECA
CNPJ: 07.526.912.0001/40

IV PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO – ES

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...