Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

I Simpósio para profissionais de RH reforça a importância da formação Psi

Postado no dia 20 de novembro de 2015, às 09:21

Evento preparatório ao IV Corep recebe 15 propostas apresentadas pelas/os participantes 

capa_evento_rh

Simpósio foi realizado no auditório da Faculdade Salesiana, em Vitória

O I Simpósio “Profissionais de RH: diferenciais proporcionados pela formação Psi”!  mostrou a importância das psicólogas e dos psicólogos fazerem valer a sua graduação em Psicologia no ambiente organizacional e do trabalho.

Realizado no auditório da Faculdade Salesina, em Vitória, no dia 19 de novembro, o simpósio foi o segundo evento do Conselho preparatório para os pré-congressos que antecedem o IV Congresso Regional de Psicologia do Espírito Santo (Corep-ES) e o IX Congresso Nacional da Psicologia (CNP) do Sistema Conselhos de Psicologia. E as/os participantes apresentaram propostas com intuito de torná-las políticas do Sistema Conselhos de Psicologia para quem atua no âmbito do RH.

presidente_crp

Presidente do Conselho convoca profissionais para elaborarem propostas ao IV Corep

Na mesa de abertura, a presidente do CRP-16, Barbara Lara de Araújo Merçoni, falou sobre a importância da/o profissional de RH ser psicóloga/o: “Pelo olhar diferenciado que a formação Psi confere a este profissional”.

E convocou as/os profissionais presentes a contribuírem com o Congresso Nacional da Psicologia. “Diante do que for discutido pela mesa, convidamos as/os psicólogas/os a apresentarem propostas para serem encaminhadas aos pré-congressos do IV Corep”, frisou.

15 propostas foram apresentadas pelas/os profissionais participantes.

Importância Psi
Para falar sobre a importância da formação Psi, o CRP-16 convidou a psicóloga e ex-conselheira do CRP-16, Sharla Provietti Bitencourt, que possui experiência com grandes processos de recrutamento e seleção pela Selecta-ES. E também a ex-presidente do Conselho, a psicóloga Fabíola Costa e Silva Cunha, que atua como gerente de RH da Unidade Comércio do Grupo Águia Branca.

Em sua fala, Sharla destacou um dos diferenciais da formação Psi para atuação em RH.

sharla

Sharla: “o psicólogo é quem pode trabalhar com olhar de forma mais humanizada”

“O foco da empresa é sempre o que for mais rentável, mas o psicólogo é quem pode trabalhar com um olhar de forma mais humanizada. E o papel do psicólogo é importante por ter uma visão mais diferenciada. Mas o profissional precisa ter uma postura proativa, argumentar, contra-argumentar, entender de números, e não esperar que as demandas venham até você”, afirmou.

A ex-presidente do Conselho pontuou que o profissional deve ter vontade de ter a formação Psi dentro do RH: “a primeira coisa é querer”! Ela lembrou que a graduação profissional confere um diferencial também.

fabiola

Fabíola: “você (psicóloga/o) sabe muito sobre a prática psicológica. E sabe mesmo”

“Quando alguém pergunta, qual a sua formação? Psicologia. Causa uma sensação positiva, não é?Pois parece que você conhece muito sobre a prática psicológica. E sabe mesmo. Quantas noites você passou estudando, cinco anos na faculdade, quantas teorias?”, questionou.

propostas_

Participantes promovem o debate após as palestras

Após as palestras, as/os participantes questionaram as palestrantes e também contaram sobre sua experiência, entendendo como positiva a formação Psi no setor de RH. Também surgiu uma crítica à grade curricular dos cursos de Psicologia, que não dão muito enfoque à área Organizacional.

Nesse momento, a conselheira do CRP-16, Sheila Lopes, que faz a mediação da mesa, sugeriu que a crítica se torne uma proposta ao IX CNP.

“A sugestão pode ser nessa linha: fazer uma proposta para que o CFP (Conselho Federal de Psicologia) faça interlocução com o MEC para intensificar as ementas voltadas à Psicologia Organizacional e do Trabalho”, pontuou.

sheila

Sheila reforça que as propostas podem se tornar políticas do Sistema Conselhos de Psicologia

Ao final das perguntas, a conselheira Sheila reforçou que as/os psicólogas/os fizessem propostas, destacando o que o Congresso Nacional da Psicologia (CNP), lembrando que o CNP é construído pela categoria em todo o País por meio das propostas apresentadas, que podem se tornar políticas do Sistema Conselhos de Psicologia. E lembrou que o próprio CRP-16 foi fundado a partir de demanda do CNP.

As/os psicólogas/os presentes preencheram os formulários de propostas, que serão sistematizadas e encaminhadas à etapa que antecede o IV Corep.

Livros sorteados. Após a apresentação das propostas, o CRP-16 fez o sorteio de três unidades do livro: Prêmio Profissional – Avaliação Psicológica na Perspectiva dos Direitos Humanos.

entrega_livros3_rh

entrega_livros_rh
entrega_livros2_rh

Apoio ao CRP-16
Na mesa de abertura, a presidente do CRP-16, Barbara Lara de Araújo Merçoni, agradeceu à Faculdade Salesiana, na pessoa do coordenador do curso de Psicologia, Alexandre Cardoso Aranzedo,  pela cessão do auditório para realização do simpósio.

Também presente na mesa, Aranzedo citou que a Salesiana pode apoiar novas atividades do Conselho.

alexandre_sale

Aranzedo: “O que (o CRP-16) precisar nós iremos apoiar”

“A instituição está aberta a qualquer iniciativa do CRP-16. O que precisar, nós iremos apoiar”, disse.

Ele falou ainda que o curso de Psicologia da Salesiana completou 10 anos. E que a Faculdade vai receber o status de Centro Universitário.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...