Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Quem Somos

O Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região (CRP-16/ES) é uma autarquia de direito público, que tem a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar, respaldando-se pelos princípios éticos e legais, o exercício da profissão das psicólogas e dos psicólogos em todo o Estado do Espírito Santo, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da Psicologia enquanto ciência e profissão e zelando pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe.

O CRP-16/ES integra o Sistema Conselhos de Psicologia, que reúne todos os conselhos regionais do País, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), as assembleias regionais (de cada CRP), a Assembleia das Políticas Administrativas e Financeiras (APAF) e o Congresso Nacional da Psicologia (CNP).

O CNP é realizado trienalmente e nele são aprovadas as metas e a formas de atuação do CFP e dos Regionais. Subordinada ao CNP, a APAF se reúne, ordinariamente, duas vezes por ano, em Brasília. Ela é composta por representantes do CFP e de todos os Regionais. É na APAF que se aprova o orçamento do Conselho Federal e também é onde se fixa os parâmetros para a cobrança da anuidade, cujo valor é definido em assembleia geral da categoria, convocada por cada um dos CRP’s.

O CFP e os CRP’s têm suas gestões (conhecidas por Plenário) definidas pelas psicólogas e pelos psicólogos de todo o País, em processo eleitoral, realizado a cada três anos, no Dia da Psicóloga e do Psicólogo, 27 de agosto.

Os plenários são compostos por conselheiras e conselheiros. A(o) conselheira(o) devem ser psicóloga(o) e só pode pleitear o cargo na disputa eleitoral sendo inscrito no respectivo Regional. No caso do CFP, as chapas inscritas contam com representantes de diversos Regionais que concorrem ao Plenário, inscrito no seu CRP.

O Plenário eleito será composto por conselheiras(os) efetivas e suplentes. No caso do CRP-16, são nove titulares e nove suplentes. A(o) conselheira(o)-presidente, a(o) conselheira(o) vice-presidente, e as conselheiras(os), tesoureira(o) e secretária(o), compõem a diretoria do Conselho, que se reúne semanalmente ao longo da gestão. As reuniões da Plenária são mensais.

Tanto a finalidade precípua do CRP quanto a criação dos conselhos Federal e Regionais constam na Lei Federal 5.766, de 20 de dezembro de 1971.

O CRP-16 é sediado em Vitória, capital do Espírito Santo.

...