Seminário destaca importância do fortalecimento da Raps e luta de fórum por fechamento de clínica
Comissão de Saúde do CRP-16 realiza evento na Casa dos Direitos, em Vitória
O CRP-16, por meio de sua Comissão de Saúde, realizou o Seminário “Saúde Mental, Rede e Cuidado: Protagonismo contra Práticas Manicomiais!”, nesta sexta-feira, 28 de novembro de, no auditório da Casa dos Direitos, em Vitória.
A assistente social e representante do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, Pollyana Pazolini, disse que o colegiado luta pelo fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), em todo estado.
Ela destacou ainda que o Fórum trabalha pelo fechamento da Clínica Santa Isabel, em Cachoeiro de Itapemirim, e é contra o repasse de recursos públicos para instituições privadas que administram clínicas de internação de usuários de álcool e outras drogas e de pessoas com transtornos mentais.
O promotor de Justiça e coordenador do Subnúcleo Sul de Direitos Humanos do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Cleto Vinícius Vieira Pedrollo, revelou que a Comissão de Desinstitucionalização da Clínica Santa Isabel trabalha para reduzir o número de leitos para 160 e que, atualmente, está abaixo de 360.
E a representante do Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial, Maria das Graça Loureiro, citou que a Rede (Raps) está organizada, mas é preciso mais articulação para que haja o suporte que as famílias (que têm pessoas com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas) necessitam.
“È preciso que a gente discuta, ouça quem está na ponta (o trabalhador da Raps), ouça o gestores, os promotores, pois é um desafio muito grande e de muita dificuldade”, afirmou Graça, que é mãe de um filho com transtorno mental.
O debate foi conduzido pela conselheira da Comissão de Saúde do CRP-16, a psicóloga Barbara Malvestio.