Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Sistema Conselhos presente nas Comissões Organizadoras Estaduais da Confecom

Postado no dia 28 de outubro de 2009, às 17:53

Aqui no ES, conferência será nos dias 20, 21 e 22  de novembro


O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os Conselhos Regionais vêm continuamente lutando pelo controle social da mídia, instrumento essencial para a promoção de uma comunicação democrática no Brasil. A posição da Psicologia em relação ao debate sobre comunicação destaca as conseqüências, para a população, da concentração da propriedade dos meios de comunicação em poucas empresas, determinantes na formação de subjetividades de grande parte das famílias brasileiras.

Em virtude desta mobilização, o Sistema Conselhos de Psicologia está presente nas Comissões Organizadoras da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) em 18 estados e no Distrito Federal. São eles: Bahia, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Amapá, Sergipe, Paraíba, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“A importância dessa articulação é poder partilhar os saberes da Psicologia com outras áreas e com aqueles que possuem o conhecimento técnico da comunicação”, disse Noely Godoy, representante do CRP-05 (RJ), ao falar da relevância da participação do Sistema Conselhos nas Comissões Organizadoras Estaduais (COE).

Para a representante do CRP-07 (RS) na COE, Ivarlete Guimarães de França “a participação dos psicólogos nessa conferência é importante por trazer contribuições para a análise de conteúdo do que é veiculado pela mídia, além de trabalhar com a produção de subjetividades, ou seja, avaliar como o conteúdo transmitido pela mídia interfere na vida dos cidadãos”.

Ivarlete destaca ainda outro ponto importante para debate na Confecom, a questão da diversidade cultural. “Falta espaço nos veículos de comunicação para as diversidades regionais, culturais de nosso País. Muitos movimentos sociais não se veem representados na mídia”, analisa.

“O que tenho observado é que o acúmulo promovido pelas nossas discussões no Coletivo de Comunicação do Sistema Conselhos foi importante para definir nosso apoio e participação nas conferências”, afirma a representante do CRP-06 (SP) na COE, Sueli Schiavo. “Na discussão aqui em São Paulo temos claro que esta conferência não será a dos sonhos de qualquer das entidades que participam do debate. Mas é importante para marcar a posição da sociedade civil que tem o que discutir frente a uma elite formada tanto por alguns empresários, bem como por alguns representantes do poder público que não têm disposição para o diálogo porque estão muito habituados a dar ordens e serem obedecidos. É uma construção trabalhosa e, como dizem nossos colegas dos sindicatos, um exercício de correlação de forças”, pontua.

Mais prazo para etapas estaduais

As etapas estaduais terão prazo maior para serem realizadas, até 22 de novembro. A etapa nacional da Confecom foi remarcada para ocorrer entre os dias 14 e 17 de dezembro.

Confira abaixo a agenda das conferências estaduais

·         Acre: 30 e 31 de outubro de 2009
·         Alagoas: 19 a 21 de novembro de 2009
·         Amapá: 3 a 5 de novembro de 2009
·         Amazonas: a confirmar
·         Bahia: 14 e 15 de novembro de 2009
·         Ceará: a confirmar
·         Distrito Federal: 6 a 8 de novembro de 2009
·         Espírito Santo: 20, 21 e 22 de novembro de 2009
·         Goiás: 1 a 3 de novembro de 2009
·         Maranhão: 4 a 6 de novembro de 2009
·         Mato Grosso: 29 a 31 de outubro de 2009
·         Mato Grosso do Sul: 8 de novembro de 2009

·         Minas Gerais: 29 a 31 de outubro de 2009
·         Pará: 29 a 31 de outubro de 2009

·         Paraíba: 5 e 6 de novembro de 2009
·         Paraná: 23 a 25 de outubro de 2009
·         Pernambuco: 6 a 8 de novembro de 2009
·         Piauí: 29 a 31 de outubro de 2009
·         Rio de Janeiro: 30 de outubro a 1 de novembro de 2009
·         Rio Grande do Norte: 5 a 7 de novembro de 2009
·         Rio Grande do Sul: a confirmar
·         Rondônia: a confirmar

·         Roraima: 5 e 6 de novembro de 2009
·         Santa Catarina: a confirmar
·         São Paulo: 30 de outubro a 1 de novembro de 2009
·         Sergipe: 5 e 6 de novembro de 2009
·         Tocantins: a confirmar

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...