Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

APAF: confira os encaminhamentos

Postado no dia 18 de dezembro de 2015, às 16:51

Assembleia que teve participação de duas conselheiras e de um conselheiro do CRP-16 também aprova moções de repúdio e a revogação de título honorífico de psicólogo de ex-presidente da ditadura

Confira aqui  os encaminhamentos da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) do Sistema Conselhos de Psicologia, realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2015, em Brasília.

Além dos encaminhamentos, a APAF decidiu que irá revogar o título honorífico de psicólogo do ex-presidente da ditadura civil-militar do País, Ernesto Geisel. A decisão foi tomada no dia 13 de dezembro, durante a APAF, realizada em Brasília, com a participação de todos os Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Psicologia.

A data da aprovação do indicativo de revogação coincidiu com os 47 anos do Ato Institucional nº 5 (AI-5), que marcou o endurecimento  do regime militar. O título havia sido concedido à época pelo CFP.

“Foi muito importante aprovarmos o indicativo de revogação e justo na data em que o AI-5 completou 47 anos. O título ainda não foi revogado, é um processo que vai culminar com a revogação do título. Mas com essa decisão, a APAF reafirma o compromisso da Psicologia com os direitos humanos, com a democracia e também apaga esse elo que existia entre o Sistema Conselhos e um dos presidentes da ditadura no País”, revelou a presidente do CRP-16, Barbara Lara, que ainda destacou a aprovação de duas moções de repúdio.

“A APAF também aprovou moção de repúdio ao retrocesso na política de saúde mental do Brasil, que foi a indicação do nome do novo coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde pelo Ministério da Saúde. Essa indicação representa um retrocesso para a luta antimanicomial. E ainda foi aprovada uma nota de repúdio contra os projetos de lei que dispõem sobre atividades de reparação de danos, por alunos e seus pais, no ambiente escolar”, destacou.

Além da presidente, a vice-presidente do CRP-16, Juliana Figueiredo, e o conselheiro-tesoureiro do Conselho, Walter Lowal, participaram da Apaf, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, em Brasília.

Confira aqui a moção de repúdio ao retrocesso na política de Saúde Mental no Brasil.
Veja aqui a nota de repúdio contra os PLs que dispõem sobre atividades de reparação de danos, por alunos e seus pais.

APAF
A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) é a instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia  e é regulamentada por um regimento interno, aprovado pela Resolução nº 010/ 1998 do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Ela é subordinada ao Congresso Nacional de Psicologia (CNP).

A APAF é composta por três representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e por conselheiros de todos os Conselhos Regionais de Psicologia, indicados por suas plenárias. Convidados e observadores também podem participar, mas sem direito a voto. Ela se reúne, ordinariamente, duas vezes por ano, em Brasília.

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...