Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Parecer do CNE que aprova as DCNs da Psicologia aguarda homologação do MEC

Postado no dia 17 de fevereiro de 2020, às 19:33

O texto contém avanços e é resultado de muita luta das entidades da Psicologia. CRP-16 tem histórico de participação na mobilização 

O Conselho Nacional de Educação (CNE) encaminhou ao MEC o Parecer 1071/2019, que aprova a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Psicologia.

O texto contém avanços e é resultado de muita luta das entidades da Psicologia, do CFP e dos CRPs, e de toda categoria, que conseguiu incluir as principais defesas sobre: princípios, formação presencial, carga horária, tempo de integralização, estágios, competências e outros itens.

As DCNs têm a importante função de promover processos educativos de qualidade, que garantam a formação de profissionais com competência, ética e compromisso social.

Agora, o parecer aprovado aguarda homologação do MEC.
Leia o parecer.

CRP-16 participa das discussões
No dia 7 de novembro, o CRP-16 participou de uma audiência pública em Brasília. O encontro aconteceu no Conselho Nacional Educação (CNE) e discutiu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Psicologia (DCN). O Regional capixaba foi representado por seu vice-presidente, o conselheiro Thiago Pereira Machado, e pela conselheira Roberta Steffanya Fernandes Queiroz.

Na audiência, o CRP-16, e outras entidades de representação da Psicologia brasileira fizeram algumas reivindicações diante da minuta apresentada pelo CNE com as propostas de revisão das DCN, construídas coletivamente, e que serão encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC). Uma das questões reivindicadas foi a manutenção do ensino presencial em Psicologia.

Construção coletiva das DCN
A audiência realizada no CNE no dia 7 de novembro foi mais um passo do processo coletivo de construção da minuta com as propostas de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Psicologia.

Os trabalhos começaram em 2018, o Ano da Formação em Psicologia, cujo foco foi a revisão das DCN. Puxadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia (CFP mais Regionais), Federação Nacional de Psicólogas/os (Fenapsi) e Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep), as atividades realizadas totalizaram 118 reuniões preparatórias, das quais foram levantadas mais de 800 propostas de todo o País para as novas DCN. As ações também contaram com apoio do FENPB, o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira.

CRP-16 fortalece os trabalhos no ES. Ainda em 2018, o CRP-16 promoveu duas reuniões preparatórias. Uma com o tema “Transversalidades Afirmativas: diversidades curriculares em gênero, raça e sexualidades na formação em psicologia” (em 24 de fevereiro); a segunda teve a seguinte temática: “Diretrizes Curriculares Nacionais: desafios para uma formação integral” (em 28 do mesmo mês). Delas foram levantadas 19 propostas.

Veja aqui os detalhes. 

 Confira mais ações de mobilização em favor das DCNs com participação do CRP-16 


Leia mais sobre as mobilizações do CFP
Audiência Pública no CNE trata das Diretrizes Curriculares Nacionais de Psicologia

CNE discute Diretrizes Curriculares da Psicologia
CNS aprova minuta das novas diretrizes curriculares da Psicologia
Diretrizes da Psicologia são apresentadas no Conselho de Saúde
Repensar a formação em Psicologia

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...