Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Justiça suspende CFP de realizar credenciamento de cursos de especialização

Postado no dia 17 de junho de 2016, às 16:00

Apesar disso, alunos já credenciados pelo Conselho permanecem com o seu direito garantido. Autarquia recorre da decisão

A Justiça decidiu em liminar, no dia 7 de março, a revogação parcial da resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 013/2007. Com essa decisão, o CFP fica impossibilitado de realizar o credenciamento de cursos de especialização profissional (lato sensu).

Até o julgamento do recurso, a suspensão fica mantida. Mas os alunos já credenciados pelo Conselho permanecem com o seu direito garantido, e os demais artigos da Resolução nº 013/2007 continuam vigentes, inclusive o de estar inscrito no CFP há pelo menos dois anos.

A decisão da Justiça foi tomada a partir da ação civil pública nº 5994-36.2013.4.01.3800, movida pelo Ministério Público Federal (MPF), em Minas Gerais. Segundo o MPF, a competência do credenciamento de cursos é exclusiva ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Apelo

O CFP apelou dessa sentença com o argumento “que se está a confundir os cursos de especialização acadêmica (strictu sensu) – cuja competência para o reconhecimento é de fato do MEC – com os cursos de especialização profissional (lato sensu), que independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento pela União, pelo que não caberia ao Poder Público validar o título de Especialista, ficando o seu reconhecimento a ser decidido pelas partes diretamente interessadas, por seu Conselho de Classe”, segundo o ofício circular nº 0089-16.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...