Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Revisão das DCNs: CRP-16 participa de Encontro Regional Sudeste neste sábado, 21, em SP

Postado no dia 17 de abril de 2018, às 12:37

Será no campus Paraíso da Unip, na capital paulista. Evento é o último preparatório ao Encontro Nacional

É chegada a hora da Região Sudeste contribuir com o processo democrático de revisão das diretrizes curriculares nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Psicologia. E o CRP-16 fará parte deste importante momento, que será o Encontro Regional Sudeste, neste sábado, 21 de abril, no campus Paraíso da Universidade Paulista (Unip), em São Paulo (SP), das 8h às 18 horas.

A presidenta e o vice-presidente do CRP-16, Carolina Roseiro e Diemerson Saquetto, respectivamente, vão representar o Conselho capixaba na capital paulista, que vai sediar a última etapa preparatória de discussão das DCNs antes do Encontro Nacional, previsto para o dia 5 de maio, em Brasília.

Transmissão online.  O evento terá trechos transmitidos via live no Facebook do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP-SP. Acesse aqui o perfil do Regional paulista no Facebook. 

A delegação capixaba que estará em São Paulo vai contar com a representante do movimento estudantil da Psicologia no Estado. É a estudante Nathália Cravo Soares Martins, do Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Além disso, haverá a participação de duas/dois professoras/es que atuam no ES e serão indicadas/os pela Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep).

Programação. Confira aqui a programação completa do Encontro Regional Sudeste. 

Inscrições. Interessadas/os em participar do Encontro Regional Sudeste, em São Paulo, podem  fazer aqui sua inscrição prévia.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, violão e mesa

Segunda reunião preparatória do CRP-16 discute os desafios para uma formação integral


Reuniões preparatórias ao Regional SP. Quaisquer profissionais e/ou estudantes interessadas/os podem se inscrever para o Encontro Regional Sudeste. Para saírem delegadas/os ao Encontro Nacional, no entanto, é preciso ter participado de algum dos encontros preparatórios. A presidenta do CRP-16 participou da terceira reunião preparatória; o vice-presidente esteve presente na quarta; e a estudante da Ufes na segunda. Todas foram realizadas no Estado.

O CRP-16 promoveu duas reuniões preparatórias. Uma com o tema “Transversalidades Afirmativas: diversidades curriculares em gênero, raça e sexualidades na formação em psicologia” (em 24 de fevereiro); a segunda teve a seguinte temática: “Diretrizes Curriculares Nacionais: desafios para uma formação integral” (em 28 do mesmo mês). Delas foram levantadas 19 propostas.

Psicólogas docentes e estudantes de psicologia realizaram, ainda, outras duas reuniões preparatórias no Estado, resultando em 20 propostas.

Ano de Formação
2018 é o ano da formação em Psicologia! O Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Associação Brasileira de Ensino e Psicologia (Abep) e a Federação Nacional das/os Psicólogas/os (Fenapsi) estão promovendo as atividades com objetivo de fazer, de forma democrática, a revisão das diretrizes curriculares nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Psicologia de todo o País. A sistematização das atividades será encaminhada ao conselhos nacionais de Saúde (CNS) e de Educação e submetida formalmente ao Ministério da Educação (MEC).

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

Esta construção terá participação ativa da categoria, em todo País, já que ocorreram encontros preparatórios, regionais (o último será o de SP) e o nacional.

Encontro Nacional e consulta pública
O processo de discussão das DCNs conta com um cronograma de reuniões regionais em todo o País. O calendário contempla, ainda, o Encontro Nacional, previsto para o dia 5 de maio, em Brasília.

O material elaborado no Encontro Nacional será objeto de uma consulta pública, cujo resultado está marcado para o dia 10 de junho.

Após isso, o material será divulgado e submetido ao Conselho Nacional de Saúde, ao Conselho Nacional de Educação e ao MEC. A previsão é de que isso aconteça no dia 30 de junho.

Confira o cronograma do ano de formação da Psicologia:
Reuniões preparatórias – até 28 de fevereiro
Encontro Regional Norte no AM – 17 de março
Encontro Regional Centro-Oeste no MS – 24 de março
Encontro Regional Nordeste em PE – 7 de abril
Encontro Regional Sul em SC – 14 de abril
Encontro Regional Sudeste em SP – 21 de abril
Encontro Nacional em Brasília – 5 de maio
Consulta pública do material elaborado no Encontro Nacional – até 20 de maio
Resultado da consulta pública – 10 de junho
Divulgação do documento final, que deverá ser submetido formalmente ao CNS e ao MEC – 30 de junho

Baixe a cartilha Ano da Formação em Psicologia com a apresentação, o regulamento e o formulário para o envio de propostas.

Para obter mais informações sobre as reuniões preparatórias e o envio de propostas, envie uma mensagem para dcnpsi@cfp.org.br.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...