Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

NOTA DE REPÚDIO À FORMA DE ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO ANTE ÀS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS NO ESPAÇO PÚBLICO

Postado no dia 7 de agosto de 2013, às 15:23

CONFIRA O TEXTO ASSINADO PELO III PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO/ES


NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16), no uso de suas atribuições legais e regimentais, vem a público manifestar-se contrariamente às ações do Governo do Estado do Espírito Santo de coerção e contenção das manifestações pacíficas, que estão ocorrendo no Estado, principalmente na Grande Vitória, e nos episódios ocorridos nas proximidades da Terceira Ponte e da Assembleia Legislativa, nas últimas semanas.

O espaço público é um espaço de todos e de todas. A rua é um “locus vital”, político, de expressão de diversas subjetividades, singulares e ao mesmo tempo plurais, que identificam e dão sentido ao modo de pensar e agir de toda uma comunidade, de uma cultura.

É preciso ouvi-la, não por meio de armamento não letal, seja bomba de gás lacrimogêneo ou “balas de borracha”. É preciso ouvir suas indignações e propor novas soluções para os conflitos.

Admira a este Conselho que haja uma tentativa por meio do poder público de impor medo e inibir esse método democrático que está contido nas manifestações públicas. A manifestação coletiva nada mais é que uma leitura da nossa realidade social com uma proposta, ou várias propostas, de alterá-la. Mas a manifestação também precisa ser “lida” e não massacrada!

Não ficaremos inertes ante a um Estado que não dialoga com o coletivo sobre as alternativas para uma gestão participativa, transparente, democrática e igualitária; e que mostra possuir um recorte autoritário, objetivando minar as mobilizações sociais, por meio da Polícia Militar e das mídias locais, inclusive.

MANIFESTAR É PRECISO. INDIGNAR-SE TAMBÉM. PELO CUIDADO COM O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO: A HUMANIDADE!

III PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO/ES

08 de julho de 2013, Vitória – ES.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...