Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Mês da Psicologia: Conselho promove importantes debates na capital e no interior do ES

Postado no dia 21 de julho de 2023, às 21:19

Mais eventos fora da capital reforçam política da gestão de interiorização das ações do CRP-16 e integração com a categoria. Atividades serão realizadas ao longo de agosto. Confira!

 O CRP-16 convida a categoria para as atividades em lembrança ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo (27 de agosto). O Mês da Psicologia de 2023 no Espírito Santo será marcado por debates sobre a saúde mental, atuação intersetorial, avaliação psicológica, políticas públicas e muito mais!

O Conselho fará mais eventos do Dia da(o) Psicóloga(o) fora da Grande Vitória, o que reafirma a política da atual gestão do CRP-16 de interiorização das ações do Conselho e de integração com a categoria de Norte a Sul do ES.

Os seminários serão realizados nos seguintes municípios: Santa Maria de Jetibá (dia 2), Cachoeiro de Itapemirim (11), Nova Venécia (16), São Mateus (17) e Vitória (30 de agosto).

O público-alvo são as(os) psicólogas(os) inscritas no Regional capixaba. Mas o evento é aberto a estudantes de Psicologia e a profissionais de outras áreas que tenham interesse nas temáticas.

As inscrições devem ser feitas via formulário (veja, abaixo, o link de inscrição, após a programação de cada evento). Quem se inscrever e comparecer nas atividades vai receber certificado de participação.

Novidade na área. Os eventos no interior serão gravados e disponibilizados, após suas realizações, no YouTube do CRP-16. Já o quinto, na capital, terá transmissão híbrida, integrando participantes presenciais e remotos.

Abaixo, veja as informações do seminário que ainda será realizado.

VITÓRIA

Inscrições: clique aqui e faça a sua inscrição.
30 de agosto de 2023 
(informações em breve)
Local: Ritz Co. (Rua Desembargador Mário da Silva Nunes, 120, Enseada do Suá, Vitória).

O Seminário “Saúde mental da trabalhadora psicóloga: questões éticas, direitos humanos e interseccionalidades” é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da 16ª em alusão ao Dia da Psicóloga. O Seminário objetiva discutir como a precarização das relações de trabalho impactam na saúde mental das psicólogas, as questões éticas envolvidas e suas interseccionalidades.

PROGRAMAÇÃO:

13h30 – Credenciamento

14h – Mesa de Abertura 

14h30 – Mesa Saúde mental da psicóloga: questões éticas, direitos humanos e interseccionalidades

Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro – psicóloga (CRP-16/2644), conselheira do XIX Plenário do CFP, Mestra em Psicologia Institucional e Doutora em Educação pela UFES; atuação profissional no SUAS e na defesa de direitos de Crianças e Adolescentes; atuação acadêmica nas áreas de formação e currículos, gênero E sexualidade em Psicologia. Atualmente na docência na Faculdade Multivix de Serra-ES.

Maíra Amaral de Andrade – Psicóloga (CRP-05/32352), conselheira no XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP/RJ), coordenadora na Comissão Especial de Avaliação Psicológica e no Núcleo de Psicologia e Tráfego, além de compor a Coordenação Colegiada da Comissão de Orientação e Ética. Colaboradora na Comissão Especial de Psicologia e Trabalho – Condições, Processos e Organizações. É responsável técnica do Núcleo Integrado de Desenvolvimento Humano (NIDH), onde atua com Avaliação Psicológica e Neuropsicológica na área Clínica e Organizacional. Docente de disciplinas como Avaliação psicológica, Psicologia do Trabalho e Organizacional e Saúde do trabalhador. Tem experiência com avaliação psicológica para concursos públicos do Rio de Janeiro.

Maria Elizabeth Barros de Barros – psicóloga (CRP-16/28), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestra em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós doutora em Saúde Pública com ênfase em Saúde do Trabalhador da Educação e pós doutora em Saúde Coletiva na Universidade Federal Fluminense. Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, análise institucional, saúde coletiva, trabalho e escola.

Fábio Santos Bispo – psicólogo (CRP-16/5634), Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante do coletivo Ocupação Psicanalítica, autor dos livros “Ética da contingência: a lógica da ética da psicanálise” e “Morte Violenta: modalidades de apresentação no laço social”. Co-organizador dos livros “Ocupar a Psicanálise: por uma clínica antirracista” e “Cicatrizes da escravização: Psicanálise em diálogo”.

16h30min – Debate

17 horas – Encerramento

Mais informações pelo e-mail: eventos@crp16.org.br


No YouTube!

Confira os vídeos já disponibilizados no YouTube do CRP-16.

Santa Maria de Jetibá.

Cachoeiro de Itapemirim.


Eventos já realizados

SANTA MARIA DE JETIBÁ
2 de agosto, a partir das 17h30, na Escola Graça Aranha

17h30 – Credenciamento

18h – Mesa: Compreensão sobre adoecimentos, suicídio e a atuação na região Serrana do ES
 
Palestrante: Paulo Vitor Palma Navasconi. Psicólogo (CRP08/25820), conselheiro do CRP-PR; professor de Psicologia Clínica da FCL-UNESP Assis. Autor do Livro: Vida, Adoecimento e Suicídio: Racismo na produção do conhecimento sobre jovens negros LGBTTIs, publicado em 2019.
 
Mediação: Danthi Barbosa Lima. Psicólogo (CRP16/4887) e conselheiro do CRP-16. Psicólogo (CRP16/4887) e conselheiro do CRP-16. Atuação profissional em CRAS/SUAS, atenção primária (SUS) e consultório.
 
19h30 – Debate

20h30 – Encerramento

 

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Mês da Psicologia: Atuação Intersetorial nas Políticas Públicas no Sul do ES

11 de agosto de 2023 (sexta-feira)

Local: Auditório Ceemti Liceu Muniz Freire (Rua Moreira, 171, Independência, Cachoeiro de Itapemirim

O Seminário “Mês da Psicologia: atuação intersetorial nas políticas públicas no Sul do ES” é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da 16ª região, CRP16/ES, em alusão ao Dia da Psicóloga. O Seminário objetiva discutir a atuação intersetorial das psicólogas nas políticas públicas de assistência social, saúde e educação, a importância de articulação entre as políticas públicas.

PROGRAMAÇÃO:

15h – Credenciamento

15h15 – Mesa: Atuação da psicóloga no SUAS

Bárbara de Souza Malvestio – Psicóloga (CRP16/3730), atua no CRAS região Continental/Vitória, pós-graduada latu sensu em políticas públicas, gestão e controle social. Integrante da CPOPS, representante do CRP16 no FETSUAS/ES, além de integrante do FNTSUAS enquanto representação do CRP16 e FETSUAS/ES; integrante da Conpas (Comissão Nacional de Psicologia e Assistência Social) representando a Região Sudeste

Mediação: Júlia Carvalho dos Santos – Psicóloga (CRP 16/4810), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre em Psicologia Institucional (UFES), Docente Ensino Superior (FAACZ). Conselheira do VII plenário do CRP16, Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP16, integrante dos Grupos de Trabalho de Avaliação Psicológica e Psicoterapia. Experiência profissional em serviços da proteção social básica (CRAS/SUAS), atendimento clinico à crianças e adultos com deficiências, atendimento em saúde mental na atenção básica SUS), pesquisadora nas temáticas relacionados a Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial.

16h30 – Debate

17h – Intervalo

17h30 – Mesa: Atuação Intersetorial nas Políticas Públicas

Bárbara de Souza Malvestio – Psicóloga (CRP16/3730), atua no CRAS região Continental/Vitória, pós-graduada latu sensu em políticas públicas, gestão e controle social. Integrante da CPOPS, representante do CRP-16 no FETSUAS/ES, além de integrante do FNTSUAS enquanto representação do CRP16 e FETSUAS/ES; integrante da Conpas (Comissão Nacional de Psicologia e Assistência Social) representando a Região Sudeste

Matheus Guimarães Gomes Rangel – Médico Psiquiatra (CRM-ES: 17876 RQE:13002); graduado na Faculdade de Medicina de Campos; psiquiatra no Centro de Atenção Psicossocial de Cachoeiro de Itapemirim, Tutor e Preceptor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do CAPAAC/ICEPi/SESA – Programa de Residência Médica em Psiquiatria Região Sul; docente no Centro Universitário Multivix Cachoeiro de Itapemirim.

Marcia Roxana Cruces Cuevas – Psicóloga (CRP16/945), Mestre em Psicologia e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professora do Departamento de Psicologia da UFES. Desenvolve estudos em âmbito de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da UERJ. Tem experiência na área de Psicologia Institucional. Tem realizado pesquisas no âmbito da educação e os processos formativos junto à Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial na perspectiva da Educação Popular no Programa de Pós-Graduação de Psicologia Institucional/PPGPSI da UFES. Participa dos grupos de pesquisa: EJA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CIDADE E NO CAMPO/UFES/CNPQ e Grupo de Pesquisas Oficinas de formação inventiva de professores – OFIP/CNPq da FFP/UERJ.

Ana Claudia Gama Barreto –Psicóloga (CRP16/4553), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestra e doutora em Filosofia pela UFRJ-IFCS, conselheira efetiva do CRP-16, onde é presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, além de integrar outras comissões. Atualmente é servidora pública, exercendo o cargo de psicóloga na UFES em Alegre, onde também é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

Mediação: Thiago Pereira Machado – psicólogo (CRP16/3706), Mestre em psicologia institucional pela UFES, Pesquisador nas áreas de gênero e sexualidade, clínicas do trabalho, narrativas, subjetividades. Atuação na clínica, docência na graduação em psicologia, Conselheiro do VI Pleno e presidente do VII plenário do CRP16.

19h30 – Debate

20 horas – Encerramento

NOVA VENÉCIA
Mês da Psicologia: Atuação Intersetorial nas Políticas Públicas no Noroeste do ES

Inscrições: clique aqui e faça a sua inscrição. 

Data: 16 de agosto de 2023 (quarta-feira)

Local: Auditório Multivix Nova Venécia (R. Jacobina, 165 – São Francisco, Nova Venécia)

O Seminário “Mês da Psicologia: atuação intersetorial nas políticas públicas no Noroeste do ES” é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da 16ª região, CRP16/ES, em alusão ao Dia da Psicóloga. O Seminário objetiva discutir a atuação intersetorial das psicólogas nas políticas públicas, a importância de articulação entre as políticas públicas.

PROGRAMAÇÃO:
13h30 – Credenciamento

14 horas
 – Mesa: Atuação Intersetorial nas políticas públicas

Alini Altoé – psicóloga (CRP16/2619)
, graduada em Psicologia pela Universidade de Vila Velha (UVV), especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva pela UVV, mestra e doutoranda em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do espírito Santo (UFES), é psicóloga do Instituto Federal do Espírito Santo e possui experiência em socioeducação e educação.

Carolina Fonseca Dadalto – psicóloga (CRP16/2145), graduada pela UFES em 2008. Mestre em Psicologia Institucional pela UFES. Doutoranda em Psicologia Institucional pela UFES. Especialista em Atenção Primária à Saúde. É servidora do Estado do Espírito Santo trabalhando como referência técnica da Rede de Atenção Psicossocial (saúde mental) e da Rede de Prevenção à Violência na região Norte do Espírito Santo. Sócia do Instituto Capixaba de Psicologia. Possui experiência em saúde mental, psicologia hospitalar, atenção primária e psicologia perinatal e da parentalidade.

André Mota do Livramento – psicólogo (CRP16/3142), graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Psicologia (PPGP/UFES), é psicólogo do Instituto Federal do Espírito Santo – Nova Venécia e docente da Faculdade Multivix Nova Venécia.

16h30 – Debate
17h – Encerramento


SÃO MATEUS
Mês da Psicologia: A Avaliação Psicológica na Região Norte do ES

Inscrições. Clique aqui e faça a sua inscrição. 

Data: 17 de agosto de 2023 (quinta-feira)

Local: Auditório UNIVC (Rua Humberto de Almeida Franklin, 217-257, Universitário, São Mateus)

O Seminário “Mês da Psicologia: A Avaliação Psicológica na região norte do ES” é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da 16ª região, CRP16/ES, em alusão ao Dia da Psicóloga. O Seminário objetiva discutir as demandas atuais em avaliação psicológica, as implicações éticas conforme as demandas da região norte do Espírito Santo.

PROGRAMAÇÃO
13h30 – Credenciamento
14h – Mesa Avaliação Psicológica

Palestrante: Daniely de Oliveira Lorenzon Pereira – psicóloga (CRP16/2977), professora e coordenadora universitária. Especialista em Avaliação Psicológica e Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia. Psicóloga colaboradora da Comissão de Orientação e Ética e do GT de Avaliação Psicológica do CRP16.

Mediação: Felipe Rafael Kosloski – psicólogo (CRP16/1111), conselheiro do VII plenário do CRP16, é mestre em Ensino na Educação Básica, especialista em Psicopedagogia, Gestão Pública Municipal e Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça. Atuou no extinto Programa Sentinela e após em CREAS, PAEFI e Medidas Socioeducativas e Concomitante em CRAS, trabalhou em Abrigo Institucional. Atualmente trabalha em Centro Municipal de Apoio a Educação Especial e um CRAS. Área de interesse: Políticas públicas, Assistência Social, Educação, Direitos Humanos e Violência.

16h30 – Debate
17h – Encerramento

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...