Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

V CBP: CRP-16 se articula com entidades nacionais para fortalecer a discussão sobre a atuação profissional no ES

Postado no dia 28 de novembro de 2018, às 14:49

5ª edição do ‘Congressão’ é realizada em São Paulo, entre 14 e 18 de novembro

Evento conta com mais de 14 mil inscritas/os e 5 mil trabalhos apresentados Crédito da imagem: CFP.


Com objetivo de contatar e articular núcleos regionais de diversas entidades da Psicologia brasileira, o CRP-16 participou do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, o CBP. Conhecido por ‘Congressão’, o evento foi realizado entre os dias 14 e 18 de novembro de 2018, no campus Memorial da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo, capital, reunindo mais de 14 mil inscritas/os e 5 mil trabalhos apresentados.

Por não ter um caráter estritamente acadêmico e por não ser exclusivo do Sistema Conselhos de Psicologia (como é o Congresso Nacional da Psicologia, por exemplo), o CBP é um local facilitador para a articulação que o CRP-16 foi buscar. Vale ressaltar que o Congressão é organizado pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), um espaço amplo e agregador de organização e construção coletiva que reúne 26 entidades nacionais científicas, profissionais, sindicais e estudantis da Psicologia brasileira. Juntas, elas levam contribuições de vários campos para pensar a Psicologia, suas demandas e formas de organização. Um salto grandioso para o fazer da profissão no Brasil.

Conselheira Carolina (última à direita) participa de uma das atividades do Congressão

“Nossa participação durante o evento, além das atividades que oferecemos enquanto conselheiras/os, seja pelo Conselho Regional ou junto do Conselho Federal, teve também a finalidade de entrar em contato com essas entidades e de buscar articular núcleos regionais delas aqui no Espírito Santo”, explicou a conselheira-presidenta do CRP-16, Carolina Roseiro.

A psicóloga aponta as áreas de atuação profissional que devem ser priorizadas no primeiro momento. “Dos contatos que fizemos no CBP, priorizamos a associação ligada à Psicologia do Trânsito, à Abep (Associação Brasileira de Ensino em Psicologia), à Abrapso (Associação Brasileira de Psicologia Social) por conta das referências para atuação nas Políticas Públicas. E também as associações ligadas à Psicologia Organizacional, neste primeiro momento”, salientou.

Conselheira Marina apresenta trabalho no CBP 

Áreas emergentes
A conselheira-presidenta do CRP-16, Carolina Roseiro, adiantou outras áreas da atuação profissional com articulações previstas para 2019.

“Outra questão são as áreas emergentes da Psicologia. Para o próximo ano, nós queremos trazer para o Espírito Santo entidades ou profissionais de referência para falar sobre a Psicologia do Esporte, a Psicologia ligada a questões ambientais”, frisou.

Além delas, Carolina também citou o fortalecimento da aproximação com a Psicologia no campo de Riscos e Desastres. “Este já é um trabalho que acontece no Espírito Santo, mas, gostaríamos de trazer para o próximo ano uma articulação que foi apresentado no CBP, relacionada a uma gestão risco e desastres, que vai além da intervenção junto à Defesa Civil. Fizemos alguns contatos para no ano que vem, possamos investir um pouco mais nos Riscos e Desastres e nas demais áreas emergentes”, assinalou.

Clique na imagem e veja mais informações e fotos do CBP

O CBP contou com a participação de estudantes e professoras/es de Psicologia das instituições de ensino superior do Estado. Pelo Conselho, participaram as conselheiras, Carolina Roseiro e Marina Bernabé, e o conselheiro Diemerson Saquetto.

Leia mais sobre o V CBP. 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...