Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CFP faz parceiras com MEC e com Secretaria de Direitos Humanos da Presidência

Postado no dia 27 de janeiro de 2012, às 16:05

Com Ministério, convênio visa combater violência nas escolas. Foco da parceira com SDH é o combate à homofobia

A 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, realizada entre 20 e 22 de setembro, no Parque Anhembi, em São Paulo, foi espaço também de importantes parcerias que vão trazer impactos para toda a sociedade brasileira.

Para enfrentar a violência nas escolas brasileiras, o Ministério da Educação assinou, no primeiro dia do evento, uma parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), que prevê um estudo sobre violência nas escolas, elaboração de materiais didáticos e formação de professores para o combate à violência no ambiente escolar.

De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, presente na cerimônia de abertura, oito universidades vão colaborar com o projeto. Entre os temas que serão trabalhados dentro das escolas estão enfrentamento às drogas, gravidez precoce, homofobia, racismo, discriminação, bullying e bullying eletrônico (feito por meio das redes sociais).

“Temos estimado em torno de 8 mil jovens, meninos e meninas, que voltam para casa com todo tipo de constrangimento e que muitas vezes são vítimas de bullying na escola. Precisamos tratar esses temas com responsabilidade e cuidado, mas enfrentá-los no sentido de respeito à diversidade, ao outro, a valores como os direitos humanos. Os professores e alunos também precisam aprender a solução dos conflitos por meio de diálogo”, disse o ministro.

Segundo Mercadante, o trabalho de campo será feito em todo o País, e o projeto deverá ter início em breve. “Em duas semanas estaremos iniciando o processo de trabalho, mas eu diria que o desenvolvimento pleno desse trabalho é para 2013”, adiantou.

A expectativa do ministro é que, com esse projeto, os “professores tenham mais subsídios e melhores condições para lidar com esses desafios”. Os novos materiais didáticos, voltados para o combate da violência nas escolas, estarão disponíveis logo após a pesquisa de campo ser finalizada. Também será desenvolvido um trabalho de formação de professores para trabalhar com esses temas nas escolas.

Combate à homofobia
Ainda durante a abertura da 2ª Mostra Nacional de Práticas de Psicologia, o presidente do CFP, Humberto Verona, anunciou também uma parceria entre o órgão e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) para ajudar na criação de comitês de combate à homofobia em todos os estados brasileiros.

Com informações do Estado de São Paulo.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...