Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

No mês da Consciência Negra, CRP-16 promove e convoca a categoria para debater a questão racial

Postado no dia 13 de novembro de 2018, às 09:03

No mês da Consciência Negra (lembrado em 20 de novembro), o CRP-16 apresenta atividades que serão realizadas para debater a questão racial, a luta contra o racismo, contra a opressão das negritudes e também para reforçar a importância de a Psicologia acumular conteúdo e avançar em práticas que proponham a desconstrução da lógica racista e colonial que desde os primórdios da história do País produz tanto sofrimento e isolamento para o povo negro.

Por meio da sua Comissão de Relações Raciais, o Conselho convoca a categoria a participar e a acompanhar as ações que vêm acontecendo ao longo do mês de novembro.

Nesta terça-feira, 13, às 14 horas, a Comissão de Relações Raciais do CRP-16 fará uma roda de conversa com adolescentes do projeto Projovem, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Universitário, em Vitória. A conselheira do CRP-16 Sabrina Ribeiro Cordeiro e a psicóloga colaboradora da Comissão, Poliane dos Passos Almeida vão conduzir o debate. O Projovem é um programa que integra a rede de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em Vitória.

Seminário. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove, no dia 14 de novembro, o seminário “Todo racismo é uma forma de violência: reflexões sobre o racismo, políticas públicas e Direitos Humanos”, iniciativa do Grupo de Trabalho da Assembleia de Polícias e Administração Financeira (Apaf) para evidenciar a Resolução CFP nº 018/2002, que estabelece normas de atuação para profissionais da Psicologia em relação ao preconceito e à discriminação racial.

O evento acontecerá no Conselho regional de Psicologia de São Paulo e será transmitido ao vivo pelo site do CFP, das 13 às 17h. Para receber notificações sobre a transmissão ao evento ao vivo, confirme presença no evento no Facebook.

A psicóloga colaboradora da Comissão de Relações Raciais do CRP-16, Naiara Oliveira Francisco vai representar, presencialmente, o Regional capixaba no encontro em São Paulo.

Confira aqui mais informações sobre o Seminário do CFP. 

Comissão de Relações Raciais do CRP-16

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo

Grupo de Estudo faz a leitura compartilhada da referência


A Comissão de Relações Raciais do CRP-16 surgiu a partir do Grupo de Estudo sobre a Referência Técnica para atuação das/os psicólogas/os sobre as Relações Raciais do Crepop/CFP.

Em outubro de 2017, o Conselho promoveu o colóquio: “Escurecendo Olhares na Psicologia” , que marcou o lançamento da Referência Técnica aqui no Estado.

A partir disso, o CRP-16 entendeu a importância de continuar e fortalecer a discussão e a reflexão em torno da pauta raça e etnia. Daí surgiu o Grupo de Estudo, que após o colóquio, fez reuniões para leitura compartilhada da normativa do Crepop/CFP. Esses encontros foram conduzidos pela Comissão de Políticas Públicas e Sociais (CPOPS) do Conselho e pelo Crepop/ES.

“Depois das reuniões em que fizemos a leitura compartilhada da referência, tiramos encaminhamentos para serem contemplados pelo CRP-16 no sentido da produção de um lugar permanente de debate da pauta racial. E a criação da Comissão de Relações Raciais veio nesse sentido para tornar os encontros mais frequentes e também pensar e construir ações concretas voltadas para a questão da racial”, assinala a conselheira do CRP-16 Sabrina Ribeiro Cordeiro.

A Comissão já fez a discussão racial em eventos referentes ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo (27 de agosto) e vem norteando as ações que o CRP-16 promove e/ou participa em torno da temática.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...