Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Esclarecimento à categoria: Conselho faz retificação de matéria publicada por A Gazeta

Postado no dia 15 de fevereiro de 2013, às 16:53

Retratação foi publicada na edição do dia 16 de fevereiro. Confira aqui

O jornal A Gazeta publicou na página 16, de sua edição do sábado de Carnaval, 09 de fevereiro, uma matéria sobre a Clínica Santa Isabel, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.

A notícia trazia informações equivocadas o que gerou questionamentos de psicólogas e psicólogos em redes sociais, alertando sobre tais equívocos.

Além disso, alguns profissionais chegaram a questionar a conselheiras do CRP-16 se aquele posicionamento noticiado era mesmo a posição do Conselho acerca do assunto.

Veja aqui a íntegra da matéria, publicada na edição de 09 de fevereiro de A Gazeta. Confira a nota assinada pelo CRP-16 e outras entidades sobre a clínica.

Diante disso, o CRP-16 esclarece à categoria sua mobilização de tentar corrigir a informação, desde o dia em que a matéria foi publicada.

Veja aqui o email, publicado na página 20, da edição de 16 de fevereiro de A Gazeta, retratando os equívocos da matéria.

Mobilização. No sábado (09), alguns profissionais e conselheiras do CRP-16 entraram em contato com a sucursal da região Sul de A Gazeta, que produziu a matéria, cobrando uma retratação. A solicitação foi feita ainda em outros dias durante a folia.

A assessoria de Comunicação do CRP-16 também entrou em contato com a redação do jornal (em Vitória) no domingo e na segunda-feira de Carnaval e na quarta-feira de Cinzas.

Porém, devido ao feriado, a editora responsável pela seção de Cidades – editoria do jornal em que foi publicada a matéria, não estava trabalhando o que pode ter dificultado a publicação da errata.

Retorno. Mas na quarta, 13, a referida editora enviou email à assessoria de Comunicação do CRP-16 informando que repassaria a solicitação de retificação ao editor de Opinião, seção de A Gazeta em que são publicadas as cartas dos leitores.

O editor de Opinião informou, na quinta-feira, 14, que a errata deverá ser publicada no sábado, 16, como uma carta de leitor, assinada pelo CRP-16. Ele explicou ainda que a retificação não teria como sair na edição desta sexta-feira, 15, pois recebeu o email da editora de Cidades só após ter fechado a seção do dia seguinte (hoje, 15).

Confira abaixo a íntegra da retratação enviada, por email, à redação de A Gazeta.  

Prezada editora de A Gazeta,

Há um equívoco na matéria “Entidades exigem mudança em clínica psiquiátrica”, publicada na página 16, da editoria de Cidades, do jornal A Gazeta, de sábado, 09 de fevereiro, quando diz que:

“Órgãos ligados ao Conselho de Psicologia e a direitos humanos ficaram indignados com a possibilidade da Clínica Santa Isabel, em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado, deixar de receber pacientes do SUS”.

Na verdade, a nota veiculada em redes sociais e sites institucionais – de órgãos que assinaram o documento, não diz isso.

A nota questiona se os vereadores não tinham conhecimento das denúncias de irregularidades na clínica, salienta a transgressão à lei e aos direitos sociais e humanos por parte da referida unidade e pede que a sociedade civil, os usuários e os familiares dos portadores de transtorno mental se mobilizem em favor de serviços de saúde mental de qualidade com tratamento digno e justo.

Cabe ressaltar ainda que a nota foi assinada pelo Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial, Conselho Regional de Psicologia – CRP/16ª região ES, Sindicato dos Psicólogos do Estado do Espírito Santo, Movimento Cidadão em Defesa dos Direitos Humanos e das Políticas Sociais, Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Conselho Regional de Serviço Social – CRESS – ES 17º Região.

E esses órgãos não são ligados ao Conselho de Psicologia e a direitos humanos, como informam as primeiras linhas da matéria, uma vez que essas entidades são independentes, embora possam participar de atividades em conjunto.

Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...