Dia da Visibilidade Lésbica: CRP-16 participa de lançamento do Webdoc Velcro
Vídeo foi exibido em duas sessões no Sesc Glória, no Centro de Vitória, no dia 29 de agosto
A conselheira do CRP-16 Marina Bernabé participou na noite da terça-feira, 29, da estreia do webdocumentário “Velcro” em sessão dupla, no Sesc Glória, em Vitória. O evento aconteceu no Dia da Visibilidade Lésbica e o filme foi lançado simultaneamente no YouTube. Entre as sessões houve um debate com a participação de Marina, que é lésbica.
Clique aqui e confira o filme!
O projeto, idealizado e dirigido por Natália Gottardo, busca desmitificar a visão que muitos têm sobre as lésbicas, bem como ser um meio de resistência contra o preconceito que elas sofrem. Para isso, foram entrevistadas várias personagens que comentam a lista “7 estereótipos sobre lésbicas que são verdade – e por quê”, criada em 2016 pelo site ladobi.uol.com.br. A lista reproduz discursos preconceituosos, reforçando estereótipos que as lésbicas lutam para desfazer.
Mais sobre o documentário*
O webdocumentário Velcro busca desmitificar a visão que muitos têm sobre as lésbicas, bem como ser um meio de resistência contra o preconceito que elas sofrem. “Eu criei o projeto porque não tem lésbica falando sobre lésbica, então, o mínimo que posso fazer é usar o espaço que tenho, como uma pessoa que nunca apanhou, que nunca foi expulsa de casa, para dar voz para outras pessoas que histórias diferentes”, conta a diretora, Natália Gottardo.
O projeto foi contemplado pelo edital Funcultura de Valorização da Diversidade Cultutral Capixaba, da Secretaria de Cultura do Estado, e tem uma equipe formada apenas por mulheres.
Equipe Roteiro e Direção – Natália Gottardo Produção Executiva – Maíra Tristão Direção de Produção – Luana Cabral Direção de Fotografia – Carol Covre Assistência de Fotografia – Andressa Freitas Som Direto, Edição e mixagem – Gisele Bernardes Assistência de som direto – Natália Dornelas Trilha Sonora – Jenni Prélio e Yasmin Marques Assistência de Direção – Hegli Lotério Montagem – Haelly Dragnev Motion Graphics – Raquel de la Rocha Making of – Thais Carletti Cenografia – Kika Carvalho Projeto Gráfico – Rayza Mucunã Mídias Sociais – Karol Mendes.
Confira a homenagem do CRP-16 à data
Dia da Visibilidade Lésbica. A data foi esta estabelecida no Brasil por ativistas lésbicas em função da realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), em 29 de agosto de 1996.
*Com informações da organização do evento.