Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 faz mais uma oficina sobre atuação Psi em emergências e desastres

Postado no dia 21 de novembro de 2023, às 15:46

O CRP-16, por meio de sua Comissão de Psicologia das Emergências e Desastres (Coped), promove a Oficina sobre atuação de psicólogas(os) na gestão integral de riscos, emergências e desastres, em Linhares, no Norte do Estado, no dia 1º de dezembro de 2023, das 13h às 17h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Interlagos, na Avenida República, 288.

Inscrições. Interessadas/os em se inscrever, devem preencher o formulário disponível neste link. 

O encontro é realizado em articulação com a Comissão de Políticas Públicas e Sociais do CRP-16 e a unidade do Espírito Santo do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP/ES). A atividade reforça a política de interiorização das ações do CRP-16 e de aproximação com a categoria profissional no interior do Estado.

Objetivo. Esta será a segunda oficina que o CRP-16 realiza voltada para temática das emergências e desastres. A primeira aconteceu em Iconha, no sul capixaba, dia 20 de novembro. Em breve, ela estará disponível no YouTube do CRP-16.

As oficinas têm o objetivo de abordar as situações diversas de emergências, considerando as especificidades de cada região, do ponto de vista integrado, compreendendo o cenário em que estão inseridas, representando uma atuação ampla em várias etapas, considerando a prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação.

Além disso, será realizada a divulgação das Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na gestão integral de riscos, emergências e desastres, como um instrumento de orientação e apoio nesse contexto.

Programação

13 horas – Credenciamento

13h15 – Mesa Atuação na gestão integral de riscos, emergências e desastres

Palestrante: Melissa Haigert Couto (CRP-07/11075) – Psicóloga Clínica, Especialista em Psicoterapia Analítica. Formação em Avaliação de Ansiedade e Depressão e Terapeuta EMDR (Eye Movement Dessensitization and Reprocessing). Consultora da USAID (United States Agency For International Development) na América Latina. Palestrante e Consultora em Gestão de Risco e Apoio Psicossocial. Psicóloga Socorrista pela Cruz Vermelha. Pós-graduada na área de Psicologia em Emergências e Desastres; Professora convidada da FISMA- Faculdade Integrada de Santa Maria, ULBRA – Santa Maria; UNOESC, Voluntária e colaboradora da Cruz Vermelha Brasileira desde 2004, por 10 anos foi Diretora de Voluntariado e Coordenadora da Equipe de Apoio Psicossocial da Cruz Vermelha Brasileira filial Santa Maria RS. Atua em situações de emergências e desastres desde 2004.

Daniela Reis e Silva – Psicóloga (CRP-16/517) – Psicóloga Clínica e Hospitalar; Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (PUC/SP); Ponto Focal do CRP-16 junto à Defesa Civil/ES (Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil – PEPDEC); Coordenadora da Comissão de Psicologia de Emergências e Desastres do CRP16; Coordenadora da Rede API – Apoio a Perdas (Ir)reparáveis no ES e de diversos projetos de ações em incidentes críticos; Diretora do Instituto Acalanto; Presidente da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto (ABMLuto).

Mediação: Silvia Gomes de Mattos  Fontes (CRP-16/442) –  Psicóloga  Clinica; Integrante da Comissão de Psicologia das Emergências  e Desastres do CRP-16 ; Associada fundadora da ATEFES ( Associação de Terapia Familiar do ES ); Terapeuta em EMDR e Brainspotting.

17 horas – Encerramento

Informações pelo e-mail: eventos@crp16.org.br. 

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...