Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Facebook Logo do Flickr Logo do Instagram
Logo do Conselho Regional de Psicologia

5º Corep: Regimento interno é aprovado, mesa diretora é eleita e grupos de trabalho apreciam propostas regionais e nacionais no primeiro dia do Congresso

Postado no dia 7 de abril de 2019, às 10:26

Presidente do CRP-16 destaca compromisso da Psicologia com os direitos humanos na abertura do evento

Começou o 5º Congresso Regional da Psicologia do CRP-16! O evento acontece no Sesc de Guarapari, neste sábado, 6, e domingo, 7 de abril. Esta é a última etapa que o Conselho Regional promove antes do 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), previsto para os dias 30, 31 de maio, e 1º e 2 de junho, em Brasília.

O primeiro dia do evento foi marcado pela instalação da plenária, aprovação do regimento interno do Corep e eleição da mesa diretora do Congresso. Além da apreciação do caderno de propostas pelos três grupos de trabalho, que se reuniram após a realização da plenária.

A imagem pode conter: 6 pessoas

Na abertura do encontro, o presidente do Conselho, Diermeson Saquetto, destacou o comprometimento da Psicologia com os direitos humanos.

“Ciência na Psicologia e técnica na Psicologia se faz com gente. E não existe uma Psicologia que não seja uma Psicologia de defesa dos direitos humanos, e a gente vai continuar defendendo essa Psicologia que está do lado do trabalhador, das minorias e que entende que aquele sujeito, em qualquer que seja o aparelho ou o serviço, chega para nós com um sofrimento que precisa ser acolhido. Essa é a Psicologia que desejamos. A Psicologia que pensa o ser humano em sua integralidade”.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Na sequência, o presidente salientou a importância do Congresso Regional da Psicologia do CRP-16.

“Agora, temos a oportunidade, com tanta coisa endurecida e enrijecida nas políticas públicas e sociais e nos lugares de poder, nos ministérios, na macro política, a gente tem a oportunidade de dizer quem são as psicólogas e os psicólogos e a Psicologia que desejamos. Esse Corep é para isso”, assinalou.

A mesa de abertura contou ainda com a presença da conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Clarissa Guedes, que destacou: “é importante a gente não se perder do que é principal – qual o projeto de profissão que a gente quer? Que tipo de sociedade a gente quer construir? E em nome do Conselho Federal, faço aqui o convite para construir uma sociedade mais justa e menos desigual com garantia de direitos”.

A mesa também contou com a participação do presidente do Sindicato das/os Psicólogas/os, Willian Fontes, que pontuou: “vamos celebrar esse momento de reconhecimento de que a gente é uma categoria com muito peso para fazer a sociedade ir para frente. Nosso compromisso social é maravilhoso, e não podemos fugir de nossas responsabilidades”.

Após a mesa de abertura, a conselheira da Comissão Organizadora do 5° Corep, Juliana Brunoro, leu o regimento interno do Congresso, submetendo o documento à apreciação da plenária.

Mesa diretora do Congresso
Depois de aprovar o regimento interno, a plenária elegeu a mesa diretora do 5º Corep.

Foram eleitas/os: Márcio Wagner Bertaso (presidente); Suzana Maria Gotardo Chambela (secretária); Daniely de Oliveira Lorenzon Pereira (relator); Wagner Amaro de Salles e Willian Fontes, suplentes. A mesa passou a coordenar os trabalhos referentes ao 5º Corep.

Grupos de trabalho
Ao final dos trabalhos na plenária, teve início a apreciação das propostas nos três grupos de trabalho constituídos dentro de cada um dos eixos temáticos do 10º Congresso Nacional Psicologia (CNP), cujo tema é: O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”.

Os eixos são:
Eixo 1: Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos;

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

Eixo 02: O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos;

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

Eixo 3: Do Exercício Profissional.

A imagem pode conter: 23 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Os grupos estão debatendo e votando as propostas que foram produzidas nos pré-congressos. O caderno de propostas conta com proposições nacionais e regionais.

A plenária do domingo, 7, vai finalizar esse trabalho, definindo as 30 propostas que serão encaminhadas ao CNP. E também as propostas regionais, que se tornarão diretrizes de atuação para a próxima gestão do CRP-16, que ficará à frente do Conselho nos próximos três anos. No Congresso Nacional, serão definidas as diretrizes (a partir das propostas nacionais de todos os Coreps) de atuação do Conselho Federal de Psicologia e do Sistema Conselhos também para o próximo triênio.

Vale ressaltar que a plenária do domingo, 7, também vai eleger a delegação capixaba que irá ao CNP. A inscrição de interessadas/os em sair delegadas/os ao Congresso Nacional se encerrou as 17 horas do sábado, 6.

CRE
O 5º Corep vai marcar ainda o encerramento do processo de inscrição de chapas que almejam disputar as eleições do CRP-16, já que 2016 é ano eleitoral no Sistema Conselhos de Psicologia.

A Comissão Eleitoral do CRP-16, eleita em assembleia da categoria, está presente nos dois dias do Congresso.

Estudantes
17 estudantes de Psicologia participam do 5º Corep. Elas/es participam da plenária e dos grupos de trabalho, contribuindo com as discussões, sem direito a voto.

Elas/es também vão definir quem será a/o representante estudantil que irá acompanhar a delegação eleita ao 10º CNP.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *