Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Vitória sedia a 3ª Oficina de Atenção Psicossocial em Emergências e Desastres!

Postado no dia 9 de janeiro de 2014, às 14:48

Será nesta sexta-feira, 10, a partir das 13h30, na nova sede da Sesa-ES, em Vitória

Em dezembro de 2013, o CRP-16 discutiu estratégias para auxilia as vítimas das chuvas junto ao Ministério da Saúde, Sesa e outros órgãos

Em dezembro de 2013, o CRP-16 discutiu estratégias para auxilia as vítimas das chuvas junto ao Ministério da Saúde, Sesa e outros órgãos

Nesta sexta-feira, 10 de janeiro, Vitória sedia a 3ª Oficina de Atenção Psicossocial em Emergências e Desastres, voltada para dar suporte técnico aos profissionais que ajudam (ou vão ajudar) as vítimas das chuvas no Estado.

A oficina será das 13h30 às 17h30, na nova sede da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-ES), na Enseada do Suá, Rua Judhit Maria Tovar Varejão, Nº 225, Ed. Enseada Plaza, Enseada do Suá, na capital. (Nas proximidades da Terceira Ponte e da Praça do Papa e ao lado da Escola Monteiro Lobato ).

O público-alvo da oficina são psicólogas(os), assistentes sociais e enfermeiras(os) do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de toda a Grande Vitória.

Para mais informações, entrar em contato com a Sesa pelo telefone (27) 3636-8300.

Oficinas

A primeira oficina foi realizada no dia 06 de janeiro, em Colatina, Noroeste do Estado. 42 psicólogas(os), assistentes sociais, enfermeiras(os) e pedagogas(os) participaram.

A maioria deles composta por profissionais que já estavam atuando no atendimento às vítimas das chuvas por trabalharem em centros como Cras e Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

A oficina é organizada pelo CRP-16 em parceria com a Sesa-ES. Ela é ministrada pelas psicólogas Raquel Araújo, Daniela Reis e Andréa Romanholi.

Raquel e Daniela também ministraram o treinamento para profissionais ajudarem as vítimas das chuvas, promovido pelo CRP-16, no Corpo de Bombeiros em Vitória, no dia 26 de dezembro de 2013.

Saiba mais

Com as chuvas/enchentes ocorridas no Estado, em dezembro de 2013, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-ES) instituiu a ‘Sala de Situação’. O objetivo da sala é de planejar, monitorar e avaliar as ações relacionadas às pessoas afetadas.

Além do secretário estadual de Saúde, Tadeu Marino, e representantes de diversas áreas da Sesa-ES, participam também dessa organização o Ministério da Saúde, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde e o Conselho Regional de Psicologia – CRP 16 – que já estava qualificando psicólogos para atuar na atenção em situações de emergências e desastres.

O primeiro encontro desse grupo foi em dezembro de 2013, na nova sede da Sesa. A presidente, Hildiceia dos Santos Affonso, e a vice-presidente do CRP-16, Andréa Nascimento, compareceram nessa reunião, onde foram discutidas estratégias para auxiliar quem foi atingido pelas chuvas.

Uma das ações tomadas é a oferta de oficinas de atenção em Saúde Mental para dar suporte aos trabalhadores que vão atender às vítimas das chuvas/enchentes no Estado.

São as Oficinas de Atenção Psicossocial em Emergências e Desastres.

Elas visam preparar minimamente os profissionais (psicólogas(os), profissionais de CRAS e CREAS e dos Programas de Saúde Mental dos municípios atingidos) que vão acompanhar as vítimas das enchentes no Estado.

Esses profissionais vão atuar no que tange à redução de danos à saúde mental das comunidades atingidas e à intervenção imediata aos casos mais graves identificados neste processo. E na busca por fortalecer as práticas intersetoriais preconizadas pelas políticas do SUS e SUAS.

As oficinas estão organizadas da seguinte forma:

06 de janeiro de 2014 – Colatina, das 13h às 17h, no auditório da Secretaria de Assistência Social. (Já realizada)

08 de janeiro – Itaguaçu, das 13h às 17h, no Cras do muncípio. (Já realizada).

10 de janeiro – Vitória das 13h30 às 17h30, no auditório da Sesa-ES (nova sede).

Público-alvo: psicólogas(os), assistentes sociais e enfermeiras(os) do SUS e SUAS. Inclui os municípios de Viana, de Serra, de Cariacica e de Vila Velha.

13 de janeiro – Santa Teresa das 13h às 17h, local a definir.

Público-alvo: psicólogos(as), assistentes sociais e enfermeiras(os) do SUS e SUAS. Inclui os municípios de Santa Maria e de Santa Leopoldina.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...