Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Eleições 2019: tire suas dúvidas sobre como votar

Postado no dia 21 de agosto de 2019, às 16:30

Como este ano o voto é exclusivamente na modalidade on-line, o CFP preparou um vídeo explicativo, para que todas(os) as(os) psicólogas(os) saibam como votar

A Consulta Nacional para o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e as eleições para os Conselhos Regionais de Psicologia (CRP) começam nesta sexta-feira 23 de agosto. Como este ano o voto é exclusivamente na modalidade on-line, o CFP preparou um vídeo explicativo, para que todas(os) as(os) psicólogas(os) saibam como votar. Confira aqui:

Para votar, a(o) psicóloga(o) deve acessar o site https://site.cfp.org.br/site-eleicoes-2019-disponibiliza-consulta-pelo-colegio-eleitoral/, escolher o seu Conselho Regional e clicar em “entrar”.

Após esse procedimento, a(o) profissional deve digitar o número de CPF e a senha pessoal. Com esses dados, a(o) psicóloga(o) votará inicialmente para o seu CRP, escolhendo a chapa da sua preferência, e clicar em “continuar”.

No momento seguinte, a(o) profissional participará da escolha para a Consulta Nacional do CFP. A(o) psicóloga(o) precisa escolher uma chapa clicar novamente em “continuar”.

Para finalizar, pede-se que a(o) profissional faça a conferência das opções. Se estiverem corretas, deve confirmar seu voto. Se a(o) psicóloga(o) desejar, pode imprimir o comprovante e clicar em “concluir” para finalizar o processo.

Eleições 2019: Tire suas dúvidas sobre as eleições
A votação começa as 8h do dia 23 e encerra às 17h do dia 27 de agosto, obedecendo, ambos os horários, aos fusos de cada região. No dia 27, as(os) psicólogas(os) também contarão com a opção de voto on-line nos postos de votação em locais determinados pelos CRPs, como nas sedes e sub-sedes dos Conselhos Regionais.

A(O) profissional pode conferir se está apta(o) a votar consultando o Colégio Eleitoral no site das eleições.

A votação definirá o plenário responsável por conduzir as ações e políticas relacionadas à profissão nos próximos três anos, tanto em âmbito nacional como no seu Regional. Participe!

As eleições do Sistema Conselhos de Psicologia 2019 acontecerão de 23 a 27 de agosto. A votação será unicamente na modalidade on-line, e as(os) eleitoras(res) poderão votar utilizando qualquer computador, smartphone ou tablet conectado à internet. Se preferir, poderão comparecer ao posto votação do CRP-16 no dia 27 de agosto, das 8h às 17h. Para tirar as dúvidas da categoria, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) preparou uma série de perguntas e respostas com as principais informações do processo eleitoral. Abaixo também há o passo a passo de como votar. Confira:

1- Como será realizada a consulta para o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e as eleições para os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs)?  

A consulta para o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e as eleições para os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) se darão unicamente na modalidade on-line, conforme determina a Resolução CFP nº 016/18 (Regimento Eleitoral).

2- Posso votar?

São eleitoras(es) as(os) psicólogas(os) que, em 27 de agosto de 2019, estejam em dia com as suas anuidades até o ano de 2018, ainda que sob a forma de parcelamento do débito, bem como em pleno gozo de seus direitos. É de suma importância que o cadastro profissional (CPF, endereço postal, endereço eletrônico, telefone celular) esteja atualizado.

3- Até quando posso atualizar os meus dados cadastrais?

Para efeito do processo eleitoral, a conferência dos dados e/ou alterações devem ser feitas até o dia 09/08/2019 diretamente com o seu CRP. A atualização dos dados cadastrais também poderá ser feita por meio do site de atualização de dados, http://cadastro.cfp.org.br/atualizadados até o dia 31/07/2019.

4- O voto é obrigatório?

Sim. Acrescente-se que o voto é secreto, pessoal, intransferível e será dado à chapa completa, entre as chapas inscritas e habilitadas ao pleito. O voto é facultativo para as psicólogas e os psicólogos com idade a partir de 65 (sessenta e cinco) anos.

5 – Quem não pode votar?

Psicólogas(os) inadimplentes e que estejam com restrição de direitos.

6 – Quando serão realizadas as eleições?

A votação inicia no dia 23 de agosto de 2019 às 8 horas e encerra no dia 27 de agosto de 2019 às 17 horas, respeitados os fusos horários das diversas regiões do país. Os postos de votação estarão disponíveis no dia 27 de agosto das 8 às 17 horas, respeitados os fusos horários das diversas regiões do país.

7 – Até quando posso quitar meus débitos com o CRP?

A(o) psicóloga(o) pode negociar sua dívida até o dia 27/08/19 e pagar ao menos a primeira parcela. A tesouraria emitirá documento físico para ser apresentado ao presidente do posto que, por sua vez, habilitará a(o) psicóloga(o) a votar.

8 – Como confirmo que estou habilitada(o) a votar pela internet?

A partir de agosto estará disponível no site https://www.eleicoespsicologia.org.bra opção “Colégio Eleitoral”, na qual será possível consultar se a(o) psicóloga(o) está apta(o) a votar. Ressaltamos a importância de a(o) psicóloga(o) realizar essa consulta antecipadamente para garantir tempo hábil para a solução de eventual problema.

9 – Meu nome não consta no Colégio Eleitoral. O que devo fazer?

Consulte o CRP em que você está inscrita(o) para verificar a existência de problemas em seu registro e/ou débitos.

10 – O que devo fazer para votar pela Internet?

Somente conseguirá gerar senha no site das eleições a(o) psicóloga(o) que em 09/08/19 estiver quite com as anuidades até o ano de 2018. Isto porque, após essa data, não há tempo hábil para o sistema do CRP receber a confirmação do pagamento do banco e inserir a(o) psicóloga(o) no colégio eleitoral. As(os) psicólogas(os) que NÃO estiverem em dia com as anuidades dos exercícios anteriores deverão negociar suas dívidas junto aos CRPs até o último dia da eleição, dia 27 de agosto de 2019, pagando ao menos a primeira parcela do valor negociado. Nesse caso, só poderá votar no local de votação. Caso isso não seja feito, o(a) psicólogo(a) deve justificar seu voto no prazo de até 60 dias a contar no dia 27 de agosto de 2019, no site das eleições: https://www.eleicoespsicologia.org.br

11 – Como as senhas de votação serão enviadas?

As senhas de votação serão enviadas por e-mail apenas às(aos) psicólogas(os) aptas(os) a votar. Por isso, é fundamental que o cadastro profissional (CPF, endereço postal, endereço eletrônico, telefone celular) esteja atualizado.

12 – Como posso votar pela internet se eu não tenho e-mail para receber a senha?

Nesse caso, a(o) psicóloga(o) pode acessar o site das Eleições (https://www.eleicoespsicologia.org.br) e solicitar a recuperação da senha, optando que essa seja enviada por mensagem de texto pelo celular (SMS), cujo número deve estar cadastrado previamente no seu Conselho Regional de Psicologia.

13 -Não tenho computador e nem acesso à Internet. Como poderei votar?

O eleitor poderá votar utilizando qualquer computador, smartphone ou tablet conectado à Internet. Se preferir, poderá comparecer a um posto de votação do CRP em que está inscrito no dia 27 de agosto de 2019, das 8h às 17h, respeitando o fuso horário de cada região, para votar.

14 – Não consigo alterar a senha. O que devo fazer?

A(o) psicóloga(o) que recebeu a senha por e-mail e está com dificuldade em proceder a troca da senha provisória, deverá entrar em contato via chat, disponível no site https://www.eleicoespsicologia.org.br, ou ainda pelo Fale Conosco em 0800 878 2743.

15 – Posso recuperar a minha senha por e-mail e/ou telefone?

A solicitação de recuperação da senha deverá ser feita pelo site https://www.eleicoespsicologia.org.br. A nova senha será enviada por e-mail ou telefone celular, desde que este(s) dado(s) conste(m) da base de dados do CRP em que está inscrito.

 

Fonte: CFP.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...