Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Psicólogas(os) devem fazer teste de HIV nos usuários?

Postado no dia 19 de abril de 2012, às 15:17

Há profissionais que já realizam o procedimento. Polêmica ganha força com portaria lançada pelo Ministério da Saúde

Não há consenso se psicólogas(os) devem ou não fazer o exame em pacientes

Não há consenso se psicólogas(os) devem ou não fazer o exame em pacientes

O CRP-16, por meio de sua Comissão de Saúde, promoveu uma roda de conversa, no dia 27 de março, sobre uma polêmica portaria do Ministério da Saúde (MS). O documento do MS visa permitir que psicólogas e psicólogos realizem testes de HIV/aids nos usuários da rede pública de saúde.

“A proposta do Ministério da Saúde é na tentativa de agilizar o diagnóstico, e essa proposta é para permitir que os psicólogos realizam o teste (HIV/aids)”, disse a conselheira presidente da Comissão de Saúde do CRP-16, Silvia Mattos Fontes, ao explicar o porquê da reunião.

A conselheira e membro da Comissão de Saúde do CRP-16 Sanny Ferreira de Jesus ratificou que o encontro foi para levantar, para discutir e elucidar como anda a situação dos psicólogos e das psicólogas capixabas que atuam em locais que realizam exames de sangue em usuários.

“O CFP (Conselho Federal de Psicologia) está discutindo o assunto. E estamos fazendo o mesmo, até para saber da realidade, do que está acontecendo em nosso Estado”, frisou Sanny.

Polêmica
Em algumas unidades, como os CTA (Centro de Testagem de Aconselhamento), os profissionais da Psicologia já realizam o teste de HIV/aids nos usuários.

Foi explicado que o procedimento consiste em ao realizar o teste, a(o) psicóloga(o) conversa para tranquilizar o usuário. E alguns desses psicólogos e dessas psicólogas não se importam e aprovam essa dinâmica.

Por outro lado, foi frisado que o profissional pode deixar de fazer suas atribuições legais em função de se ocupar a realizar o teste de sangue, que é função de outra categoria.

Há também quem reconheça que o olhar do psicólogo seja importante. Entretanto se posiciona contrário(a) à realização do exame por psicologas(os), apesar de saber fazê-lo.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...