Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Psicólogas e Psicólogos: temos o que comemorar e muito do que nos orgulhar!

Postado no dia 27 de agosto de 2019, às 01:17

Em 27 de agosto é comemorado o Dia da Psicóloga e do Psicólogo! E temos que comemorar mesmo, pois nossa profissão é motivo de orgulho pela importância que ela tem para a sociedade brasileira e pelos avanços que ajudou o país a conquistar ao longo dos anos.

A Psicologia se consolidou na área da saúde, a partir da Constituição Federal de 1988, como uma profissão de cuidado, em uma concepção ampliada de saúde. Ao mesmo tempo, diversificamos nossas áreas de atuação e referenciais acadêmicos-científicos e de formação, oferecendo à sociedade brasileira, por nossa função social, novos métodos e técnicas numa perspectiva de atenção à saúde e de acolhimento ao sofrimento psíquico. Construímos um campo voltado ao bem viver, à qualidade de vida das pessoas e das coletividades, num movimento de autonomia profissional e dos sujeitos.

O compromisso ético da nossa profissão com a construção de uma atuação que contribui para assegurar direitos às pessoas e à coletividade faz com que sejamos convocadas/os a ocupar espaços cada vez mais diferenciados. Trabalhamos para a promoção de saúde mental, garantia de direitos das pessoas, pela inclusão e cuidado em liberdade. Nossa atuação é pautada na defesa dos direitos humanos, no repúdio a toda forma de discriminação, na crítica à judicialização e à medicalização da vida, à criminalização da pobreza e a outras situações de violações de direitos, tendo como base os princípios fundamentais do nosso Código de Ética.

A consolidação e o reconhecimento de nossa profissão só foi possível porque a categoria realizou uma longa caminhada, atuando de maneira ética e comprometida com a sociedade. O Sistema Conselhos de Psicologia atua historicamente em defesa da Psicologia e da valorização profissional, defendendo o Código de Ética Profissional, a promoção da saúde mental da população, e contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência e profissão.

E ainda temos muito para conquistar. Nossa tarefa agora e nos próximos anos é continuar organizando esse campo ampliado e tão plural, garantindo espaços e condições de trabalho, pautados pela história da profissão, e que se convertam em mais valorização e na compreensão do que nos diferencia frente às demandas da sociedade. No Brasil, somos a maior população de psicólogas/os do planeta. Ainda assim, somos poucos para as demandas que nos convocam, apesar dos campos de trabalho não ofertarem as vagas necessárias.

Para que essa demanda em relação à oferta não continue a nos custar a precarização da profissão – e para que se mantenha o caminho da ampliação de acesso à Psicologia, tanto em formação, quanto de público atendido –, é preciso que o crescimento numérico da categoria seja direcionado a um crescimento de nossa força política, o que se fará com unidade, com disposição coletiva, e com muito diálogo.

Sabemos que ainda existe um longo caminho para percorrermos e avançarmos, mas só conseguiremos se estivermos todas/os juntas/os: Conselho, psicólogas e psicólogos! Nesse dia 27 de agosto, o V Plenário do CRP-16 vem fazer um convite à categoria, para que possamos somar nossos conhecimentos e tornar a nossa profissão mais forte!

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...