Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

Postado no dia 7 de março de 2020, às 16:16

Números do Atlas da Violência (2019), que compila dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), dão conta de que 13 mulheres são assassinadas por dia no Brasil. A estatística, estarrecedora, não é obra do acaso ou de infortúnios. Ela revela o machismo e a misoginia estrutural que existem no país, integrando os pilares, infelizmente, da sociedade construída por aqui.

A escalada dos ataques às mulheres, de todas as ordens, incluindo os verbais, tem funcionado como autorizadora de toda a ordem de violência contra elas, naturalizando algo que a sociedade brasileira levou décadas para tornar execrável. Frente à utilização dos recursos do próprio Estado Brasileiro para a agressão e ataque às mulheres, muitas instituições brasileiras se calam ou são tímidas ao reagir em favor da vida delas e da manutenção das conquistas civilizatórias que custaram muita luta e mesmo a vida de muitas que nos antecederam.

A Psicologia brasileira não compactuará com esses retrocessos. Seguiremos atuando em defesa da saúde e da vida das mulheres. Não nos calaremos diante da truculência e da violência de quem utiliza dos poderes instituídos para intimidar e degradar a força das mulheres brasileiras.

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...