Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Pacientes vítimas de traumas atendidos pelo SUS passam a receber atendimento psicológico

Postado no dia 22 de julho de 2013, às 15:26

Psicólogas(os) farão parte da equipe multidisciplinar que atuará nos Centros de Trauma, conforme informa portaria nº 1.366/2013

O atendimento para pacientes vítimas de trauma em hospitais públicos especializados agora conta com a participação da Psicologia na equipe multidisciplinar.

A informação foi divulgada no Diário Oficial da União no dia 12 de julho, pela portaria nº 1.366/2013, a qual estabelece a organização dos Centros de Trauma, estabelecimentos de saúde integrantes da Linha de Cuidado ao Trauma da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os Centros de Trauma têm os objetivos de melhorar o atendimento às vítimas de trauma com consequente redução da morbidade e mortalidade; universalizar e padronizar um modelo de atendimento ao paciente em todas as suas etapas.

O tratamento contará com o suporte de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogas(os), fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e farmacêuticas.

As equipes multidisciplinares têm o propósito de disponibilizar o mais rápido possível ao paciente vítima de trauma o acesso aos recursos diagnósticos e terapêuticos necessários ao seu atendimento, promovendo a qualidade no atendimento e reduzindo o número de mortes ou sequelas.

Para o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona, a inserção dos profissionais da Psicologia na rede de urgência e emergência do SUS é importante porque diversifica o atendimento em uma área que era formada majoritariamente por médicos e enfermeiros.

“A introdução de outros profissionais dará um suporte mais qualificado para pessoas que necessitarem de atendimento”, frisou Verona. Ele lembrou também que o acompanhamento psicossocial já é fornecido em outras unidades públicas, como a de atenção à mulher vítima de violência.

Fonte: CFP.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...