O Dia da Mulher nasceu das mulheres socialistas
Durante muito tempo foi repetida a história de que a origem do Dia Internacional da Mulher se deu devido à morte de 129 operárias têxteis, numa greve em Nova Iorque, em 1857
Durante muito tempo foi repetida a história de que a origem do Dia Internacional da Mulher se deu devido à morte de 129 operárias têxteis, numa greve em Nova Iorque, em 1857. E que elas morreram queimadas lutando pela redução da jornada de trabalho. Os patrões teriam incendiado a fábrica.
Mentira! Nunca houve uma greve neste ano e nem a morte das mulheres. Essa historinha fictícia teve origem em duas outras greves ocorridas na mesma cidade, mas em outra época.
Na verdade, a origem do 8 de Março é uma greve de tecelãs e costureiras, mas que explodiu em 1917, em São Petersburgo, na Rússia. Nesse dia, um grande número de mulheres operárias saiu às ruas em manifestação por pão e paz. Esse movimento foi o estopim da primeira fase da Revolução Russa, que explodiu em outubro do mesmo ano.
A Conferência das Mulheres Comunistas, realizada em Moscou, em 1921, adota o dia 8 de Março como data unificada do Dia Internacional da Mulher, para celebrar a greve das costureiras de 1917.
Essa é a origem do 8 de Março. Um dia de luta, de vitória e de muitas bandeiras vermelhas.
Resumo do texto escrito por Vito Giannotti na cartilha “Origem e Significado do 8 de Março”, publicada pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), em 2004.