Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 é empossado no Comasv

Postado no dia 19 de junho de 2012, às 16:07

Psicologia capixaba está bem representada na nova gestão do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória

Psicologia capixaba está bem representada na nova gestão do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória

Psicologia capixaba está bem representada na nova gestão do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória

A gestão 2012-15 do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória (Comasv) foi empossada na segunda-feira, 11, em cerimônia realizada na Prefeitura Municipal de Vitória.

O CRP-16 será membro titular, ocupando a vaga destinada aos trabalhadores da Secretaria de Assistência Social, que representa um dos assentos da sociedade civil no Comasv. O Conselho de Psicologia será representado por sua conselheira Janaína Pereira.

Segundo ela, essa representação vai ao encontro da política do Sistema Conselhos de Psicologia de reforçar a presença da profissão nos conselhos de controle social. “A Psicologia tem muito a contribuir com a implantação das políticas públicas no Brasil”, destacou.

A conselheira do CRP-16 lembrou ainda que a profissão tem muito a contribuir, seja pela grande inserção profissional na assistência social, que é uma política bem recente.

“É importante a Psicologia participar dessa discussão, pois a política de assistência social é muito recente. O SUAS (Sistema Único de Assistência Social) virou lei em Vitória no ano passado. E o psicólogo está nessa política de forma marcante e ajudando na construção da sua profissão nessa política”, ressaltou.

Janaína também citou a referência nacional que é a assistência social promovida em Vitória.

“A política de assistência social de Vitória é reconhecida nacionalmente. E Vitória tem uma importância estratégica reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, como uma cidade que tem realizado experiências exitosas para essa política, o que torna ainda mais importante a presença da Psicologia no Comasv”, acrescentou.

Vale lembrar que a psicóloga Janaína já representava o CRP-16 no Comasv, na gestão anterior, porém na suplência dos trabalhadores da Secretaria de Assistência Social.

Profissão bem representada

Imagem vazia padrão
                      Patrícia, Janaína, Talita e Inayha: uma psicóloga sai,
mas três representarão a profissão na nova gestão

A representação da Psicologia capixaba está mais forte nesta gestão do Comasv. Além do CRP-16, o Sindicato dos Psicólogos do Espírito Santo (Sindpsi-ES) também terá assento no Comasv.

A psicóloga e diretora sindical Inayha Dalvi, representará o Sindpsi-ES na suplência da vaga de Movimento Popular, também inserido nas representações da sociedade civil.

Para ela, a presença do Conselho e do Sindpsi-ES no Comasv é de extrema importância.

“Com o CRP e sindicato, a Psicologia vai ganhar mais visibilidade para a categoria. É um marco histórico para a Psicologia capixaba, que terá duas entidades representando a profissão”, pontuou a psicóloga.

Inayha citou ainda a contribuição social da profissão nas políticas do Comasv.

“Acho também que o Comasv tem uma necessidade de fiscalização para que os investimentos cheguem para garantir os direitos de quem realmente precisa, e a Psicologia poderá contribuir com a sociedade nessa política de assistência social”, analisou.

A psicóloga Talita Tinini estará na gestão do Comasv na suplência da Secretaria de Assistência Social / Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que compõe os entes do poder público.

Para Talita, “a representação de três psicólogas no Comasv justifica a importância da Psicologia na assistência social”. Segundo ela, a integração profissional pode fortalecer a política no Conselho.

“Vai ser fundamental a mescla da Psicologia com o Serviço Social no controle social da assistência social em Vitória, sobretudo pelo SUAS ter se tornado lei no final de 2011 aqui na capital”, ressaltou Talita.

A posse contou ainda com a presença das conselheiras e dos conselheiros da gestão passada do Comasv. É o caso da psicóloga Patrícia Cuman Santiago, que representava o Centro Salesiano do Menor Aprendiz (Cesam).

Posse
Após assinar a posse dos 35 novos membros do Comasv, o prefeito de Vitória, João Coser, falou da importância do Conselho para o município.

“É um trabalho de colaboração de uma área muito importante da cidade. A área da assistência social tem evoluído muito e isso é fruto da atuação de vocês, que expressam o que a gente pensa e anseia em fazer na política de assistência social em nossa cidade de forma coletiva e unificada”, frisou Coser.

Reunião
As novas conselheiras e os novos conselheiros empossados no Comasv realizaram a primeira reunião ordinária do Conselho no dia 14 de junho, em Vitória.

Na próxima reunião, dia 12 de julho, serão escolhidos os membros que ficarão à frente da gestão 2012-15 no Comasv.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...