Dia da/o Psicóloga/o: veja como foi o Seminário Regional do CRP-16 que discutiu a atuação profissional
Conselho promove discussão sobre elaboração de documentos, Psicologia na Educação e no SUS. Regional apresenta Ciclos de Orientação e Ética
O Seminário Regional de Psicologia: Desafios na Atuação Profissional marcou as comemorações em torno do Dia da Psicóloga e do Psicólogo (27 de agosto) no Estado.
Realizado pelo CRP-16, no dia 25, o evento reuniu centenas de profissionais e estudantes de Psicologia, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. O seminário contou com apoio do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) da Ufes e foi bem avaliado pelas/os participantes.
Ao final dos debates, a vice-presidente do CRP-16, Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro, apresentou os Ciclos de Orientação e Ética do CRP-16, destacando temas que o Conselho deverá discutir, nos meses de setembro e outubro, como “A atuação e a importância da Psicologia nos Recursos Humanos e Gestão de Pessoas”; e “Interseccionalidade e Psicologia: como as questões raciais, de gênero e sexualidade interferem no exercício profissional?”
A psicóloga e assessora técnica de Pesquisa do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas / Unidade Espírito Santo (Crepop/ES), Mariana Moulin Brunow Freitas, falou adiantou que, em setembro, está previsto o lançamento das referências técnicas voltadas para a atuação no campo das relações raciais.
Abertura
O presidente do CRP-16, Diemerson Saquetto, abriu os trabalhos do Seminário Regional de Psicologia: Desafios na Atuação Profissional. O evento, comemorativo pelo dia da/o Psicóloga/o, acontece no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, durante toda esta sexta-feira, 25.
Ele lembrou que é importante discutir a valorização profissional no Brasil, ressaltando que o País registra a maior concentração de psicólogas/os do mundo.
“É o profissional da Psicologia um defensor dos direitos humanos, assim luta por acessibilidade para as pessoas com deficiência; luta para garantir que as mulheres não sejam vítimas, mas protagonistas de uma sociedade efetivamente igualitária; luta pela integralidade de direitos das pessoas trans e pelo reconhecimento e efetividade das políticas de gênero. Psicologia é compromisso social, diálogo e democracia. Valorizemos o profissional da Psicologia”, frisou o presidente.
Temas debatidos
O Seminário Regional de Psicologia: Desafios na Atuação Profissional do CRP-16 contou com três mesas de discussão, realizadas ao longo da programação do evento no dia 25.
Entre os temas que serão abordados estão “Aspectos éticos e técnicos na elaboração de documentos psicológicos e na atuação psicossocial”; “A psicologia nos equipamentos da educação/ensino: a questão da violência e experiências da atuação”; e “A psicologia no SUS: Rede de Atenção Psicossocial e laicidade”.
Veja aqui como foi cada uma das mesas:
“Aspectos éticos e técnicos na elaboração de documentos psicológicos e na atuação psicossocial”
“A Psicologia nos equipamentos da Educação/Ensino: a questão da violência e experiências da atuação”
“A Psicologia no SUS: Rede de Atenção Psicossocial e Laicidade”