Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Assista ao Seminário Diálogos sobre a Psicologia e os impactos dos discursos de ódio

Postado no dia 17 de fevereiro de 2023, às 14:19

Mesas de debate do evento estão disponíveis no YouTube do CRP-16. Confira! 

Está no ar a gravação do Seminário “Diálogos sobre a Psicologia e os impactos dos discursos de ódio”.

Neste vídeo, confira como foi a abertura e a mesa: “Discursos de ódio e seus impactos: temas para atuação em Psicologia”.

Mesa “Discursos de ódio e seus impactos: temas para atuação em Psicologia”
Mediada pelo presidente do CRP-16, Thiago Pereira Machado (CRP-16/3706), a mesa trouxe como palestrantes:

-A conselheira do CFP, Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro (CRP-16/2.644) – psicóloga, mestra em Psicologia Institucional, Doutora em Educação pela UFES;

-E o psicólogo Felipe Asth (CRP-05/36188), integrante do Eixo de Violência de Estado e Combate à Tortura do CRP/RJ. Coordenador do Grupo de Trabalho para Monitoramento das Comunidades Terapêuticas no Rio de Janeiro.

Em sua exposição, Asth fez referência a uma produção do Conselho Federal. O vídeo: “Intervenção na cidade, militarização do medo”. A publicação pode ser conferida neste link

Mesa “Atuação Profissional nas Emergências e Desastres: Compreensões da Psicologia”
Confira mais um vídeo do Seminário “Diálogos sobre a Psicologia e os impactos dos discursos de ódio”.

Neste vídeo, assista à mesa redonda “Atuação Profissional nas Emergências e Desastres: Compreensões da Psicologia”.

Mediada pela conselheira do CRP-16 Stéfani Martins Pereira (CRP-16/2818), a mesa contou com exposições das seguintes psicólogas:

-Da conselheira do CRP-SP, Valéria Campinas Braunstein (CRP06/31093) – Mulher preta, mãe de 4 filhos, psicóloga, pedagoga, psicopedagoga, professora universitária; mestre em educação (USP) e doutora em ciências na área de educação e saúde na infância e adolescência (UNIFESP).

-Da conselheira do CRP-MG, Renata Ferreira Jardim de Miranda (CRP04/20937) – Psicóloga clínica, terapia breve e hipnoterapia, pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia. No CRP-MG, ela coordenada da Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres.

-Do colaborador do CRP-MG, Bernardo Dolabella Melo (CRP 04/35.566) – Conselheiro estadual e coordenador do setor Psicossocial da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais e membro da Comissão de Psicologia Orientativa de Emergências e Desastres do CRP-MG.

O seminário
O CRP-16 realizou, em parceria com os conselhos regionais de Minas Gerais (CRP-MG), do Rio de Janeiro (CRP-RJ) e de São Paulo (CRP-SP) e com o Conselho Federal de Psicologia, o Seminário “Diálogos sobre a Psicologia e os impactos dos discursos de ódio”.

O encontro aconteceu no dia 10 de fevereiro de 2023, no auditório das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ). O evento reforça a política da atual gestão do CRP-16 de interiorização das atividades do Conselho, tendo sido realizado no município a 85 km da capital Vitória.

O objetivo do seminário foi debater os discursos extremistas, os atentados às escolas de Aracruz, ocorridos em novembro de 2022, e a atuação da(o) psicóloga(o) no contexto.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...