Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Seminário Estadual de Psicologia e Políticas Públicas comprova importância do Crepop para atuação em rede da Psicologia

Postado no dia 7 de julho de 2021, às 11:44

Evento é realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho nas redes sociais do CRP-16. Quem perdeu, pode assistir pois os vídeos estão disponíveis na playlist do seminário no canal do Conselho no YouTube

O Seminário Estadual de Psicologia e Políticas Públicas, realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, promoveu importantes discussões sobre a atuação profissional na segurança pública e sistema prisional, nas redes de proteção a crianças e adolescentes, nas políticas de saúde mental; e também trouxe o debate sobre rede, intersetorialidade e interiorização”, com a conselheira presidente do CRP-16, Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro (CRP16/2644). Os debates foram transmitidos ao vivo nas redes sociais do Conselho.

Arte de divulgação destaca a importância da rede, que dialoga com a atuação da Psicologia

O evento reforçou a importância do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), que completa 15 anos em 2021. O Centro tem contribuído muito com a inserção da Psicologia nas políticas públicas. Com a elaboração de suas referências técnicas e a promoção de debates reunindo profissionais que atuam nos mais variados espaços (Saúde, Segurança Pública, rede de proteção a crianças e adolescentes etc), o Crepop colabora para a atuação da rede de serviços públicos: seja na ponta da atuação profissional; seja na prestação de serviços à população.

“Uma imagem que é mais apropriada para atuação da Psicologia é a imagem das redes. Não são redes que só conectam pontos. Mas são redes que se atravessam e causam transformações entre si. Esse percurso nas políticas públicas afirma uma transformação da Psicologia. Uma transformação que não acontece de dentro para fora. Não são só psicólogas/os que trazem essa transformação para os campos de saber. São transformações da sociedade, das demandas sociais que se apresentam para as psicólogas e psicólogos. E uma vez que esas quando elas se apresentam não podemos recuar  nas respostas dessas demandas, pois se recuarmos, vamos deixar de oferecer acesso à população aos serviços da Psicologia. Pensar psicologia nas políticas públicas é entender que fazemos parte de uma rede que é uma rede garantidora de direitos”, assinalou a conselheira presidente do CRP-16 em sua fala, no terceiro dia do seminário.

O seminário pode ser acessado na playlist do evento no canal do CRP-16 no YouTube. 

Confira como foram os três dias de debate!

28 de junho de 2021, segunda-feira

18h30 – Mesa de Abertura: “Inserção da Psicologia nos serviços públicos e a ética profissional nas políticas públicas”, com a Conselheira Ana Claudia Gama Barreto (CRP16/4553) e o Conselheiro Bruno da Silva Campos (CRP16/2419)

19 horas – Mesa 1: Atuação de psicólogas e psicólogos na Segurança Pública e no Sistema Prisional
Mediador:
Conselheiro Bruno da Silva Campos (CRP16/2419)
Segurança Pública: Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP05/26077)
Sistema Prisional: Maria Márcia Badaró Bandeira (CRP05/2027)

29 de junho de 2021, terça-feira
18h30 – Mesa 2: Atuação da Psicologia na proteção a crianças e adolescentes
Mediador: Conselheira Ana Claudia Gama Barreto (CRP16/4553)
Rede de Proteção a crianças e adolescentes: Iolete Ribeiro da Silva (CRP20/369)
Varas de Família: Eduardo Ponte Brandão (CRP05/19970)

30 de junho de 2021, quarta-feira
18h30 – Mesa 3: Atuação de psicólogas(os) em políticas de saúde mental
Mediador: Conselheiro Pedro Henrique de Oliveira Carvalho (CRP16/3217)
CAPS: Melissa de Oliveira Pereira (CRP05/35819)
Políticas públicas de álcool e outras drogas: Paulo José Barroso de Aguiar Pessoa (CRP02/11163)

20 horas – Mesa de Encerramento: “Rede, intersetorialidade e interiorização”, com a conselheira Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro (CRP16/2644)

 

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...