Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Facebook Logo do Flickr Logo do Instagram
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Dia da Consciência Negra: Toda Psicologia precisa ser antirracista

Postado no dia 19 de novembro de 2020, às 19:00

No dia Dia da Consciência Negra (20 de novembro) é indispensável que seja reafirmado o compromisso ético que a Psicologia precisa ter com as pautas antirracistas. É responsabilidade de todas e todos as/os psicólogas/os, seja qual for a área de atuação ou a abordagem utilizada, criar condições para eliminar a opressão e a marginalização do ser humano gerada pelo preconceito racial que produz sofrimento.

Esse dever ético está previsto na Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) 18/2002 que reúne um conjunto de normas para a atuação de profissionais da Psicologia em relação ao preconceito e à discriminação racial. O documento é um potente instrumento que contribui para que psicólogas/os desenvolvam ações para a eliminação do preconceito e do racismo.

Novembro também é o Mês da Consciência Negra, e a Comissão de Relações Raciais (CRR) do Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16/ES) vem promovendo uma série de atividades remotas que marcam a luta antirracista dentro da Psicologia. Nesta sexta-feira, 20 de novembro, acontece a Live “Psicologia Clínica: Questões Raciais e Atravessamentos”, às 19 horas, multiplataforma com transmissão no Youtube, Facebook e Instagram do CRP-16/ES. No dia 24 de novembro, acontece mais um evento online, dessa vez com o tema “Negritude e Sexualidade”, que será transmitido por meio do Youtube do CRP-16/ES.

Já foram realizadas duas lives nos dias 03/11 (Tema: “Por que a Prática Antirracista é Necessária?”), e 11/11 (Tema: “Descolonização e a Psicologia Preta”), também dentro da programação do mês.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *