Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 reforça canal aberto de diálogo sobre atuação profissional no Iases

Postado no dia 17 de agosto de 2012, às 15:22

Reunião teve ainda direcionamento ético e técnico acerca do trabalho de psicólogas(os) no Instituto

Este foi o primeiro encontro da atual gestão do Conselho com a direção do Iases

Este foi o primeiro encontro da atual gestão do Conselho com a direção do Iases

Uma reunião entre o CRP-16 e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foi realizada a fim de manter e reforçar o canal aberto de diálogo sobre as medidas socioeducativas e o trabalho da(o) profissional de Psicologia dentro do sistema. O encontro foi no dia 15 de agosto, na sede do Iases, em Vitória.

O Instituto foi representado por seu diretor técnico, Leonardo Grobério, e o Conselho por sua presidente, Andréa dos Santos Nascimento, pelo psicólogo e gerente-geral do CRP-16, Cleilson Teobaldo, e pela psicóloga técnica de Orientação e Fiscalização Ruth Batista.

A reunião marcou o primeiro encontro do III Plenário do CRP-16 com a direção do Iases. Porém, o Conselho já conta com uma série de atividades relacionadas ao Instituto.

“Sempre estamos dialogando com as (os) psicólogas(os) do sistema socioeducativo. Desde o início desta gestão, só a Comissão de Políticas Públicas realizou cerca de quatro encontros para tratar especificamente deste tema. Sem contar o Crepop que realizou uma entrega de referências técnicas para a área. Mas ainda não havíamos conversado diretamente com a direção o que reforça a nossa atuação junto ao órgão”, analisou a presidente do CRP-16, Andréa Nascimento.

Além do direcionamento político, o encontro também teve um direcionamento ético e técnico acerca da atuação profissional.

“Temos recebido algumas denúncias relacionadas à infraestrutura e às condições de trabalho, o que certamente interfere na atuação profissional”, revelou a técnica de Orientação e Fiscalização Ruth Batista.

Para o gerente-geral do Conselho, a reunião permitiu ainda que o CRP-16 levasse questões de psicólogas(os) que acabam não chegando à diretoria do Iases.

“Esse momento serviu também para levar diretamente à direção os desafios e as queixas dos profissionais que, muitas vezes, não conseguem, por alguns motivos institucionais, chegar à direção.” ponderou Cleilson Teobaldo.

Para diretor, inserção da Psicologia melhora atendimentos
O diretor técnico do Iases, Leonardo Grobério, afirmou apostar na inserção da Psicologia para uma melhora nos atendimentos aos adolescentes de todo o sistema do Instituto.

Ele ouviu atentamente as recomendações do CRP-16 referentes à infraestrutura de atendimento do profissional de Psicologia, sigilo, prontuário, o trabalho multiprofissional, o relatório psicossocial, entre outros.

A reunião durou cerca de uma hora e meia e os representantes do CRP 16 saíram deixando as portas abertas para a manutenção de um diálogo constante e parcerias futuras.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...