Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 promove o seminário “Diálogos sobre a Psicologia e os impactos dos discursos de ódio”, em Aracruz

Postado no dia 1 de fevereiro de 2023, às 20:13


Evento será realizado em parceria com os conselhos do Sudeste e o CFP, no dia 10 de fevereiro, na FAACZ. Confira a programação completa 


O CRP-16 realiza, em parceria com os conselhos regionais de Minas Gerais (CRP-MG), do Rio de Janeiro (CRP-RJ) e de São Paulo (CRP-SP) e com o Conselho Federal de Psicologia, o Seminário “Diálogos sobre a Psicologia e os impactos dos discursos de ódio”.

O encontro será realizado no dia 10 de fevereiro de 2023 (sexta-feira), das 8h30 às 17 horas, em Aracruz, reforçando a política de interiorização das atividades do CRP-16. O evento ocorrerá no auditório das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), à Rua Professor Berilo Basílio dos Santos, 180, no bairro Vila Rica.

O objetivo do seminário é debater os discursos extremistas, os atentados às escolas de Aracruz, ocorridos em novembro de 2022, e a atuação da(o) psicóloga(o) no contexto.

As mesas (das 9h30 e das 13h30, veja detalhes na programação abaixo) serão gravadas, e a gravação será disponibilizada no canal do CRP-16 no YouTube.

INSCREVA-SE E PARTICIPE! As inscrições devem ser feitas no formulário disponível neste link:

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Credenciamento

9h – Mesa de Abertura

9h30* – Mesa “Discursos de ódio e seus impactos: temas para atuação em Psicologia”

Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro (CRP-16/2.644) – psicóloga, mestra em Psicologia Institucional, Doutora em Educação pela UFES; possui atuação profissional no SUAS e nas políticas e defesa de direitos de Crianças e Adolescentes; atuação acadêmica nas áreas de formação e currículos, gênero e sexualidade em Psicologia. Atualmente atua na docência na Faculdade Multivix de Serra-ES. Conselheira do XIX Plenário do CFP, integrando a SOE e acompanhando as pautas do SUAS, foi conselheira presidente, anteriormente, no V e VI plenários do CRP16, integrando o Grupo de Trabalho de Psicologia das Emergências e Desastres e outras comissões.

Felipe Asth (CRP-05/36.188) – Psicólogo de formação, mestre em psicologia pela UFF, tendo seus estudos concentrados na linha de Subjetividade, Política e Exclusão Social, sob orientação da professora Cecília Coimbra, doutor em políticas públicas pelo programa de pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ. Membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro. Pesquisador colaborador do Projeto de Extensão “Dispositivo de Cuidado e Saúde Mental em Direitos Humanos” na UERJ, sob a orientação da professora Alice de Marchi, projeto que visa acolher vítimas da violência do Estado através de oficinas, rodas de conversa ou atendimento clínico. Supervisor colaborador nas ações vinculadas ao projeto “Promoção da Saúde e Direitos Humanos no Estado do Rio de Janeiro” da Fiocruz que acompanha defensores de direitos humanos. Integrante do Eixo de Violência de Estado e Combate à Tortura do CRP/RJ. Coordenador do Grupo de Trabalho para Monitoramento das Comunidades Terapêuticas no Rio de Janeiro.

12h – Intervalo

13h30* – Mesa “Atuação profissional nas emergências e desastres: compreensões da Psicologia”

Bernardo Dolabella Melo (CRP  04/35.566) – Doutorando em Saúde Coletiva pela Fiocruz-MG. Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialização em Saúde Mental pela PUC-MG. Pesquisador do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres emergências em Saúde Pública (NUSMAPS) da Fiocruz e do Observatório Mineração, Desastres & Saúde, também da Fiocruz. Conselheiro estadual e coordenador do setor Psicossocial da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais e membro da Comissão de Psicologia Orientativa de Emergências e Desastres do CRP-MG. Possui experiência em saúde mental, abuso de substâncias e emergências e desastres.

Renata Ferreira Jardim de Miranda (CRP04/20937) – Psicóloga clínica, terapia breve e hipnoterapia, pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, Conselheira XVII Plenário coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres e membro da COF do CRP04/ Minas Gerais.

Valéria Campinas Braunstein (CRP06/31093) – Mulher preta, mãe de 4 filhos, psicóloga, pedagoga, psicopedagoga, mestre em educação pela USP e doutora em ciências na área de educação e saúde na infância e adolescência pela UNIFESP, professora universitária, atua como psicóloga clínica e educacional, desenvolve trabalhos junto a pessoas com deficiência e autismo, orienta queixas escolares, é conselheira do CRP/SP, participa de grupos de pesquisa com a temática educação e medicalização da vida.

15h30 – Grupos de Discussão

17h – Encerramento

*As palestras serão gravadas e disponibilizadas posteriormente no canal do Youtube do CRP-16.

Mais informações pelo e-mail: eventos@crp16.org.br.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...