Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

IV Plenário reafirma luta em favor de uma Psicologia mais social e humana

Postado no dia 7 de novembro de 2013, às 17:51

Pesquisa Re-Conhecer quem somos é lançada na cerimonia de posse 

IMG_8300

Gestão foi empossada em solenidade, realizada em Vitória


O IV Plenário do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região reafirmou a luta em favor de uma profissão mais social e humana, em consonância com os direitos humanos, durante a solenidade de posse da gestão no dia 13 de setembro de 2013, no Hotel Bristol, na Praia de Camburi, em Vitória.

Na cerimônia de posse foi divulgado o resultado da pesquisa Re-conhecer quem somos – Um retrato da Psicologia capixaba em 2011-2012, produzida pelo III Plenário do Conselho. E foi também momento de despedida da gestão anterior e do início dos trabalhos do IV Plenário do CRP-16, que assumiu o Conselho, se comprometendo em fortalecer a profissão.

Em seu discurso, a presidente do IV Plenário, Hildiceia dos Santos Affonso, relembrou a criação do Regional capixaba e a luta das psicólogas e dos psicólogos para conseguir instituir o Conselho aqui.

À frente também do II Plenário, Hildiceia citou as demais gestões do CRP-16, mostrando que a luta para criação da 16ª Região foi correta.

“A prova viva de que esse Regional deu certo é estarmos aqui hoje. O I Plenário foi a fundação; na segunda gestão começamos a colocar o Conselho na rua, inserimos o CREPOP (Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas) e o veio o III Plenário e com ele a consolidação do Conselho Regional, a ampliação das suas ações e a busca pelo atendimento às demandas da sociedade pelos serviços de Psicologia e pelo trabalho das psicólogas e dos psicólogos”, pontuou a psicóloga.

Em seu texto, ela citou que o IV Plenário dará continuidade aos trabalhos realizados pela III gestão do Conselho.

“Assumimos o compromisso da continuidade do trabalho do III Plenário, de seguir nos trilhos da gestão que honrou e atuou em favor da Psicologia e das psicólogas e dos psicólogos capixabas”, destacou.

Hildiceia também agradeceu as psicólogas e os psicólogos que aceitaram o desafio de compor o IV Plenário do Conselho, citando a importância de se entregar em favor da luta pela profissão nos próximos três anos de gestão à frente do CRP-16.

“Estamos aqui para atuar na construção de uma Psicologia cada vez mais forte e, principalmente, mais humana, social e atuante em prol de toda a sociedade. Obrigada por vocês aceitarem a entram nessa de corpo, alma e coração”, frisou a presidente do IV Plenário.

Despedida

Coube a presidente do III Plenário do CRP-16, Adriana Salezze Fraga, fazer o discurso de despedida da terceira gestão do Conselho.

Ela desejou boa sorte ao IV Plenário, relembrou a história do Conselho e reforçou que a entrega das conselheiras e dos conselheiros traz dificuldades para o lado pessoal, mas, por outro lado se faz gratificante em prol da causa coletiva.

“Somos a casa da psicóloga e do psicólogo aqui no Estado. E a opção de atuar no Conselho vai comprometer um pouco o seu tempo e de sua família, mas vai criar outra família. Estar conselheira ou estar conselheiro é estar aberto a ouvir, tentar, calar, viajar, deixar a família esperando, sorrir, chorar, lutar. Todas e todos vocês que aqui estiveram são guerreiros e guerreiras da nossa profissão”, ressaltou Adriana.

Ela agradeceu a funcionários e assessorias do Conselho pelos três anos de trabalho realizados no Conselho.

CEDH-ES e Sindpsi-ES

O Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos (SindPsi-ES) e o Conselho Estadual de Direitos Humanos do Espírito Santo (CEDH-ES) estiveram presentes na posse do IV Plenário do CRP-16, durante a mesa de abertura da solenidade.

A presidente do SindPsi-ES, Gliciane Chagas Brumatti, relembrou o compromisso da próxima gestão em relação às propostas do 8º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). “O grupo que está assumindo tem muitas deliberações do CNP para serem colocadas em prática. E é isso que a gente espera”, disse.

E o presidente do CEDH-ES, Gilmar Ferreira, reforçou a parceria da Psicologia com os direitos humanos.

“Estar aqui significa reafirmar os compromissos que pactuamos nesse período todo, pois muitas das bandeiras da Psicologia estão na pauta dos direitos humanos”, argumentou.

Pesquisa

A pesquisa Re-conhecer quem somos – Um retrato da Psicologia capixaba em 2011-2012 foi apresentada pelas psicólogas e conselheiras do III Plenário, Andréa Nascimento e Sheila Lopes.

Elas apresentaram a metodologia usada e explicaram como foi a produção da pesquisa, que teve como inspiração um levantamento feito no início dos anos 2000, que ajudou a traçar a realidade daquele período da Psicologia e dos profissionais aqui no Estado.

“Qual o retrato que temos hoje? Vivenciamos os 50 anos da Psicologia no Brasil em 2012 e realizamos várias atividades. E o CRP-16 além das atividades obrigatórias fez essa pesquisa”, salientou Andréa.

 Confira aqui a pesquisa!

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...