CRP-16 realiza evento de divulgação de referências técnicas para atuação junto a povos indígenas, dia 11, em Aracruz
O CRP-16 convida a categoria para o evento de divulgação das “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas Junto a Povos Indígenas, no dia 11 de abril de 2024 (quinta-feira), a partir das 13 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Aracruz, no Norte do Estado, reforçando a política de interiorização das atividades do Conselho e de aproximação com a categoria profissional.
O evento é proposto pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) em articulação com a Comissão de Relações Étnico-Raciais (CRR) do CRP-16. O objetivo é discutir os desafios e as perspectivas da atuação de psicólogas junto a povos indígenas e divulgar as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) junto a povos indígenas, publicada em 2022 pelo Crepop.
Inscrições: Interessadas/os em se inscrever, devem preencher o formulário disponível neste link.
O Conselho vai emitir certificado de participação para quem se inscrever e comparecer ao evento. A atividade será gravada e disponibilizada no YouTube do CRP-16, posteriormente. Não haverá transmissão ao vivo.
Programação
13 horas – Credenciamento
13h30 – Mesa de abertura – Lideranças Indígenas
14h30 – Mesa “Atuação de psicólogas junto a Povos Indígenas”
Ana Cláudia Piol Lopes (CRP-16/790) – Graduada em Psicologia pela Univale, especialista em Saúde Indígena, Atenção Primária em Saúde, Clínica Psicossomática e Gestão em Saúde, também possui certificação em Vida Intra Uterina e Parentalidade Encorajadora e experiência na política pública de assistência social. Atua na Atenção Primária e Saúde Pública há 20 anos.
Dionéia de Jesus (CRP-16/2204) – Graduada em Psicologia pela UFES, pós-graduada em Atenção Primária à Saúde, possui Formação em Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas, Psicopatologia e Terapia Cognitivo Comportamental. Atua no Sistema Único de Assistência Social desde 2009 com experiência na Proteção Social Básica e na Proteção Social Especial, atuando no Cras Indígena desde 2016.
*Danilo Tupinikim – Indígena do povo Tupinikim, cientista político graduado pela Universidade de Brasília (UnB), secretário executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e cofundador do Coletivo TYBYRA, que discute sobre gênero e sexualidade em contexto indígena.
Nita Tuxá (Edilaise Vieira) (CRP-03/25213) – Mulher indígena, ativista, pesquisadora, Psicóloga, Graduada em psicologia (2011); Mestra em Antropologia Social (2018); Especialista em Saúde Indígena (2014). Atualmente é docente no curso de psicologia do Centro Universitário do Rio São Francisco (UNIRIOS) e psicóloga de saúde indígena no Distrito Sanitário Especial indígena do estado da Bahia. Idealizadora da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos(as) – ABIPSI. Conselheira do XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia – CFP e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CFP.
Mediação: Stéfani Martins Pereira (CRP-16/2818) – Graduada em Psicologia com ênfase em Saúde Coletiva pela Faesa. Possui especialização em Administração de Empresas e em Sexualidade Humana. Mestre em Psicologia Institucional. Pesquisa assuntos relacionados à clínica, grupalidades, gênero, epistemologias, relações raciais e subjetividade. Docente e coordenadora do curso de psicologia nas Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ).
16h30 – Debate
17 horas – Encerramento.
Informações pelo e-mail: eventos@crp16.org.br
Inscreva-se e participe!