Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP 16 participa de sessão sobre educação inclusiva

Postado no dia 28 de julho de 2011, às 15:11

Representado pela presidente da comissão de educação, Flávia de Melo, o CRP 16 participou da Sessão Especial  realizada no último dia 13, na Assembléia Legislativa do Espírito Santo. Proposta pelos deputados estaduais Claudio Vereza, Luciano Rezende e a Federação das Apaes do Espírito Santo, a sessão teve como objetivo aprofundar o debate do processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência

O CRP reconhece a importância de debater a educação inclusiva por entender que a temática trata de práticas que fortalecem a luta por uma educação que deve cumprir seu caráter público, universal e de qualidade para todos, que tenha como referência aqueles que têm sido reiteradamente excluídos dos sistemas de ensino, não só crianças com deficiência física ou mental, mas também demais cidadãos que sofrem com o preconceito.

A psicóloga e doutora em educação, Rosita Edler, expressou o quanto inclusão não é o reverso de exclusão. A palestrante ressaltou também o princípio da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: “Nada sobre nós, sem nós”.

A sessão contou também com a participação do presidente da Organização Mundial das Pessoas com Deficiência, Júlio Wilfredo Gusman Jara. Ele enfatizou a necessidade de oferecer condições para que a pessoa com deficiência desenvolva suas habilidades e potencialidades.

O CRP 16 ressalta que, apesar da importância do  encontro, este foi apenas um pequeno passo na luta pela consolidação de uma educação para todos, respaldada nos princípios do compromisso social, dos direitos humanos e do respeito à diversidade enquanto fundamento para uma efetiva inclusão social.

Esta é uma das propostas políticas do CFP (Conselho Federal de Psicologia) em educação e uma importante contribuição da Psicologia, enquanto ciência e profissão, que a Comissão a Educação e todos os conselheiros do CRP-16 têm fomentado com a contribuição dos psicólogos do Espírito Santo.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...