Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Comissão de Educação discute as novas diretrizes curriculares da profissão

Postado no dia 13 de outubro de 2011, às 17:48

Reunião realizada no CRP-16, em 29 de setembro, contou com representantes de seis instituições de ensino do Estado

Além das psicólogas e dos psicólogos, uma pedagoga também participou do encontro

Além das psicólogas e dos psicólogos, uma pedagoga também participou do encontro

A Comissão de Educação do CRP-16 discutiu os principais pontos das diretrizes curriculares sobre a licenciatura nos cursos de Psicologia , em reunião realizada na sede do Conselho, em Vitória, no dia 29 de setembro.

Psicólogas, psicólogos e uma pedagoga participaram do encontro que teve ainda a representação de seis instituições de ensino do Estado.

A psicóloga Fabiana Ramos, integrante da Comissão e membro da diretoria nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), apresentou as deliberações do último encontro da Abep, realizado no início de setembro, em Goiânia, Goiás.

Ela trouxe os principais pontos de consenso sobre a diretriz.  Dentre os quais: a carga horária da licenciatura, que deve ser ofertada ao longo da formação profissional; a obrigatoriedade de oferta da licenciatura por parte da instituição de ensino e a opção do aluno em cursá-la ou não.

A impossibilidade da realização da licenciatura sem cursar a formação de psicólogo/psicóloga, bem como a importância de não se confundir a licenciatura com as ênfases curriculares também foram assuntos discutidos pela Comissão.

Consonância
Segundo a psicóloga Fabiana, a proposta da licenciatura em Psicologia deve estar em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação do professor e da professora na Educação Básica (Resolução CNE de 18 de Fevereiro de 2002).

Os participantes da reunião foram informados do prazo de implantação da nova diretriz, previsto para o segundo semestre de 2013.

Por isso, a Comissão também abordou os desafios da implantação das novas diretrizes e até pontos sobre os quais ainda não há consenso.

Representantes das faculdades
Ao todo, 13 profissionais participaram da reunião da Comissão de Educação. Seis faculdades capixabas foram representadas pelas psicólogas e pelos psicólogos: Sabrine Mantuan dos Santos Coutinho (UVV), Ana Sayuri Ribeiro Waricoda (Unes), Mônica Nogueira (Favi), Marcelo Menezes Salgado (Fafia) e Alexandre Cardoso Aranzedo (Salesiana).

A pedagoga Maria José Cerutti Novaes participou representando a Faesa.

A reunião contou ainda com a presença da presidente da Comissão, Flávia de Melo dos Santos, da membro da diretoria da Abep, Fabiana Pinheiro Ramos, e das psicólogas Raquel Matos de Souza, Lucia Pereira Baptista, Edireusa Fernandes Silva e Lidiane de Souza Santana, e do psicólogo Geraldo dos Santos Júnior.

Discussão que segue
Os psicólogos e as psicólogas mostraram interesse pela continuidade das discussões sobre o tema. Novas reuniões coordenadas pelo Núcleo Regional da Abep devem ser marcadas com esta finalidade.

Confira mais informações sobre as novas diretrizes no site da Abep.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...