Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Categoria faz propostas ao Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogas/os

Postado no dia 20 de maio de 2016, às 10:20

Conselho levará as contribuições das/os profissionais à Apaf

IMG_2137

Evento é realizado no auditório da sede do CRP-16

O CRP-16 realizou uma consulta pública, onde profissionais contribuíram com propostas ao Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogas/os. O evento foi realizado no auditório da sede da entidade, em Vitória, na terça-feira, 17 de maio.

O Conselho levará as propostas apresentadas pela categoria para Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), que será realizada neste fim de semana (dias 20 e 21), no Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília.

“A Apaf deve deliberar sobre a alteração da Resolução CFP 007/2003, que estabelece o manual. Se o ponto for discutido nesta reunião, vamos apresentar as propostas que a categoria nos trouxe para tentarmos incluí-las na nova resolução que será criada, trazendo um novo manual, que valerá para todos os serviços da Psicologia, e não apenas para a avaliação psicológica, como é o caso da 007/2003”, explicou a conselheira-presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-16, Sheila Lopes.

Ela e a também conselheira do CRP-16, Juliana Figueiredo, representarão o Regional capixaba na Apaf.

IMG_2173_

Grupo discute propostas

A consulta
A presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-16, Sheila Lopes, abriu a consulta pública fazendo um histórico referente à Resolução 007/2003, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que estabelece o Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogas/os.

Ela lembrou que a em 2003, houve a demanda de documentos escritos por conta de processos contra psicólogas/os em função de documentos que elas/es elaboravam.

“Mas naquele momento, as atenções estavam voltadas profissionais que prestam serviços de avaliação psicológica”, pontuou.

Sheila ressaltou que o último Congresso Nacional da Psicologia, em 2013, decidiu por reformular a normativa.

“No 8º CNP foi aprovada a reformulação da resolução, uma vez que ela não atendia a todas as especificidades atuais que são demandadas às/aos psicólogas/os. A partir do 8º CNP foi criado um grupo de trabalho (GT) nacional que veio tocando essa discussão”, frisou.

Importância da reformulação
A conselheira-presidente da COF, Sheila Lopes, também falou sobre a importância da alteração da normativa, durante a consulta.

“Somos demandadas a todo instante a emitirmos documentos escritos, independentemente da área de atuação. Nesse sentido, essa atualização da resolução vai abarcar os novos modelos de documentos, orientando e respaldando esse trabalho feito por profissionais da Psicologia”, assinalou.

IMG_2194

Divisão dos grupos é feita por áreas de atuação das/os profissionais presentes

Ela ainda apontou outro item que não está contemplado na Resolução 007/2003, mas que deverá constar na nova normativa.

“É a inclusão da elaboração de documentos conjuntos a profissionais de outras formações, como por exemplo: psicólogas/os e assistentes sociais que elaboram pareceres em conjunto no Judiciário”, citou.

Após a apresentação, as/os profissionais presentes se dividiram em três grupos para discutirem as propostas. A divisão foi por áreas de atuação das/os profissionais presentes – Assistência Social; Jurídico, Prisional e Socioeducativo; Saúde Pública, Clínica, Recursos Humanos, Avaliação Psicológica e Trânsito (Detran).

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...