Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Anvisa aprova uso de canabidiol como medicamento

Postado no dia 19 de janeiro de 2015, às 14:10

Decisão demonstra o reconhecimento do efeito terapêutico do princípio ativo

20150115-1-canabidiol-300x239

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última quarta-feira (14) a liberação do uso medicinal do canabidiol, princípio ativo da maconha. A substância sai da lista das substâncias proibidas para a lista das substâncias controladas. A decisão, tomada em reunião da diretoria colegiada, demonstra o reconhecimento do seu efeito terapêutico.

A mudança foi aprovada por unanimidade e possibilitará a pesquisa e o registro de produtos e até remédios à base da substância no país. Os diretores ressaltaram que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol, enquanto há diversos indícios registrados na literatura científica de que a substância auxilia no tratamento de enfermidades, como a epilepsia grave.

Ao jornal Folha de S. Paulo, o diretor-presidente substituto da Anvisa, Jaime Oliveira, destacou a importância da decisão: “A pergunta não é por que reclassificar, mas por que manter em uma lista de substâncias entorpecentes e psicotrópicas um produto que não tem essa propriedade”. O parecer da diretoria informa que estudos indicam que a substância não apresenta risco de dependência e tem poucos efeitos adversos.

Os diretores também ressaltaram que a reclassificação abre caminho para que as famílias que fazem uso do canabidiol não continuem a agir na ilegalidade, além de abrir caminho para mais pesquisas.

O canadibiol será classificado, a partir desta decisão, na lista C1, de substâncias controladas, como medicamentos cujo desenvolvimento e registro precisam de autorização. Antes, a substância estava classificada nas listas E e F2, que incluem substâncias como entorpecentes.

Vitória em primeiro round

A representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), Loiva Maria de Boni Santos, comemora a aprovação, mas destaca a importância da liberação do uso de outras substâncias provindas dos princípios da maconha que beneficiam diversas outras doenças.

“Comemoramos muito e consideramos que este é um primeiro avanço, vencemos um primeiro round. Hoje, crianças e adolescentes com quadros neurológicos graves poderão se beneficiar do uso do canabidiol. Mas ainda é pouco, se pensarmos todas as possibilidades que as substâncias provindas da maconha podem beneficiar, tais como o tratamento do câncer, a doença de Alzheimer, a fibromialgia”, explica, lembrando que a substância já é usada para o tratamento destas doenças no exterior.

Ela destaca, ainda, a necessidade de ampliação da acessibilidade e do cultivo da maconha para fins de pesquisa e produção. “Não adianta a Anvisa aprovar a pesquisa e o registro de produtos sem pensar em como se produzir a cannabis no Brasil. Além de obrigar as pessoas a importarem os produtos, tal decisão beneficiará exclusivamente o mercado laboratorial e farmacêutico”.

Nesse sentido, a conselheira lembra o Projeto de Lei 7270/2014, apresentado pelo Deputado Federal Jean Willys (PSOL/RJ), que propõe a regulação da produção e comercialização da maconha e seus derivados, tornando a cannabis uma droga lícita, com regulação e restrições, assim como autoriza o autocultivo. “Estamos atrasados na pesquisa do uso dos benefícios do canabidiol. O Uruguai, por exemplo, já legalizou, estão investindo em pesquisa, e o Brasil está atrasado por uma questão preconceituosa”, aponta Santos.

Fonte: CFP.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...