50 anos do Caso Araceli e 23 anos do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Terceiro vídeo divulgado nas redes em 25 de maio de 2023
A conselheira da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-16, Danielly Abreu Xavier (CRP-16/533) apresenta o vídeo: “A prática da psicóloga no enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Este é o terceiro episódio da série que o Conselho vem produzindo sobre o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (18 de maio). A data foi instituída pela Lei Federal 9.970, em 2000. Ela foi criada em razão do cruel assassinato de uma garota de aproximadamente 8 anos, chamada Araceli Cabrera Sánchez Crespo. Em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo, o corpo de Araceli foi encontrado com sinais de tortura, abuso e estupro.
Neste vídeo, a psicóloga da COF do CRP-16 aponta que as/os psicólogas/os têm a responsabilidade de realizar uma escuta acolhedora, qualificada, sem julgamentos, visando possibilitar a “ressignificação desse trauma”.
Danielly aponta, ainda, que as/os psicólogas/os precisam realizar a notificação compulsória, que é encaminhada para as vigilâncias epidemiológicas dos nossos municípios.
Na postagem, aparecem um documento do @conselhofederaldepsicologia e um vídeo do projeto CRP-16 Orienta.
>>> Discussões sobre Depoimento Especial no Sistema Conselhos de Psicologia
Link: bit.ly/3IHZNxz
>>> CRP-16 Orienta: notificação compulsória de violência contra crianças e adolescentes
Link: clique aqui e acesse o vídeo na playlist CRP-16 Orienta do YouTube do CRP-16.
Próximo vídeo. O próximo post da série está previsto para a quinta-feira, 1º de junho, com o tema: “Desafios e perspectivas, reflexão, lugar do profissional”.
Aguarde e confira! Os vídeos já divulgados podem ser acessados na seção Reels no Instagram do CRP-16.
As publicações são organizadas pelas comissões de Políticas Públicas e Sociais e de Direitos Humanos do CRP-16.
Faça Bonito! Acesse e conheça esta importante campanha: facabonito.org.
#18demaio #diadecombateaoabusoeexploraçãosexualdecriançaseadolescentes #façabonito
Há 50 anos, em 18 de maio de 1973 na cidade de Vitória, no Espírito Santo, uma garota de aproximadamente 8 anos, chamada Araceli Cabrera Sánchez Crespo, foi encontrada com sinais de tortura, abuso e estupro. Até hoje esse crime não possui solução, está inconcluso e sem as devidas responsabilizações dos acusados.