Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

13 de maio: Dia de Luta Contra o Racismo

Postado no dia 12 de maio de 2023, às 20:25

 

O Conselho de Psicologia do ES e a Comissão de Relações Raciais (CRR) vêm reafirmar o nosso compromisso com a luta da população negra contra o racismo e contra toda e qualquer forma de discriminação e violação de direitos das pessoas negras em nosso país.

O dia 13 de maio é reconhecido historicamente como a data oficial da assinatura da Lei Áurea em 1888, que aboliu de maneira protocolar a escravidão. No entanto, a data é marcada pela resistência.

Após 135 anos, a população negra continua lutando por condições reais de participação numa sociedade que tem o racismo como uma das bases de sua estrutura. O 13 de maio não é comemorado pelo movimento negro. A data passou a simbolizar uma ocasião para dar visibilidade ao protagonismo e à resistência do povo negro no seu processo de libertação.

Hoje, entende-se que o processo de abolição foi inconcluso, uma vez que não houve ainda um compromisso de reparação histórica, social, econômica e política com a população negra no Brasil.

A Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) 18/2002 destaca em seu artigo primeiro: “as/os psicólogas/os atuarão segundo os princípios éticos da profissão contribuindo com seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para eliminação do racismo”. Em seu artigo terceiro aponta: “as/os psicólogas/os, no exercício profissional, não serão conviventes e nem se omitirão perante o crime do racismo”.

Para o CRP-16, é importante a categoria profissional atuar observando a íntegra da resolução e as demais publicações do CFP voltadas para a questão racial:

Relações Raciais: Referências Técnicas para a Prática da(o) Psicóloga(o), (Crepop, 2017).
Série Psicologia no Enfrentamento ao Racismo (CFP, 2021)
– Psicologia Brasileira na Luta Antirracista, volumes I e II (CFP, 2022)
>>> Volume 1
>>> Volume 2

O Conselho reforça a importância de se conhecer também grupos de psicólogas engajados na questão racial. É o caso da Anpsinep, a Articulação Nacional formada por Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) dedicadas(os) a estudos, ações e formações voltadas para o enfrentamento do racismo, a promoção de saúde mental e o bem viver da população negra brasileira.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...