Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Datas importantes em maio: dias 17 e 18

Postado no dia 16 de maio de 2015, às 15:27

17 é Dia Internacional contra a Homofobia. E 18 é Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e Dia da Luta Antimanicomial! 

ato_antimanicomial

Homenagem do CFP

Maio é um mês de datas importantes de lutas políticas em que a Psicologia está inserida sobretudo por conta de seu crescente envolvimento com as políticas públicas e com os direitos humanos.

Neste domingo, 17 de maio, é Dia Internacional contra a Homofobia. De acordo com a página da SPM, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) eliminou a homossexualidade da sua lista de transtornos mentais.

diversidade_sexual

E por não ser uma doença não precisa ser “tratada”. Por esta razão, todos os anos, nesta data, se comemora o Dia Internacional contra a Homofobia.

Nesse contexto é importante lembrar a luta da Psicologia em favor da diversidade sexual e do respeito mútuo a orientação sexual de todas as pessoas. A mobilização da profissão contra o Projeto de Decreto do Legislativo 234/2011, conhecido por projeto sobre a “cura gay”, foi destaque em 2013.

A proposta foi tirada de pauta pelo próprio autor da proposição, o deputado João Campos (PSDB/GO), no início de julho daquele ano. A Psicologia comemorou o arquivamento do PDC, que visava sustar artigos da Resolução do CFP 001/1999. Confira aqui um artigo do conselheiro do CRP-16, Felipe Kosloski, publicado no Jornal A Gazeta no mês em que o PDL foi arquivado.

caso_araceli

Clique na imagem para assistir ao documentário

18 de maio Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em função de um grave assassinato ocorrido no Espírito Santo, em 1973.

“A data escolhida é a da morte de Araceli, menina de oito anos, violentada e morta de forma hedionda em meio a uma orgia sexual regada a drogas, no estado do Espírito Santo”, informa a página da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal.

Clique na imagem acima e assista ao documentário: “Caso Araceli: A Cobertura da Imprensa”, dos bacharéis em Comunicação Social, Diego Herzog e Tati Beling.  O link é da parte I do vídeo no Youtube. As partes II e III vêm na sequência.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial
luta_antimanicomial
18 de maio também é Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que marca a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e por uma sociedade sem manicômios.

A data é momento de a Psicologia reforçar a cobrança por mais investimento público para a rede de atenção psicossocial. E também de fortalecer a luta contra as comunidades terapêuticas, manicômios e outras formas de internação compulsória ou involuntária, em favor de um atendimento mais humanizado e sem aprisionamento para quem depende dos serviços.

*Com informações da SPM.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...