07 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA SAÚDE: venha lutar contra a Rede Abraço e em defesa da saúde pública!
Compareça ao ato público puxado pelo Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública. Será nesta segunda-feira, 07, com saída às 17 horas do Hospital das Clínicas
Nesta segunda-feira, 07 de abril, é Dia Mundial da Saúde! É data de luta em defesa da saúde pública, contra a privatização dos hospitais públicos, do SUS e à políticas de saúde, que prevê a criação da Rede Abraço.
O CRP-16 convida as psicólogas e os psicólogos capixabas a participarem do ato público, puxado pelo Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, alusivo ao Dia Mundial da Saúde.
Será nesta segunda, 07, a partir das 17 horas. A concentração será no Hospital Clínicas (Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes – Hucam), no campus da Ufes de Maruípe, em Vitória.
O ato fará críticas à Rede Abraço. O Fórum repudia a política de saúde do Governo do Estado. E um dos pontos desse repúdio se refere à Rede Abraço por ela se sobrepor à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e privilegiar a oferta pública de atenção em comunidades terapêuticas;
Veja a convocatória do Fórum e compareça nesta luta!
Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública
Considerando a saúde como direito de todos e dever do Estado, conforme previsto na Constituição Federal de 1988 (CF88) e na Lei Federal 8.080/1990, que regula o SUS, o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública vem a público repudiar a Política de Saúde do Governo Estadual em especial:
- sua omissão na entrega do único Hospital Universitário do Estado para a maior empresa de saúde do país, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH;
- a Rede Abraço por sobrepor-se à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e privilegiar a oferta pública de atenção em comunidades terapêuticas;
- a privatização dos hospitais Jayme dos Santos Neves e São Lucas por meio das Organizações Sociais.
Este governo tem ferido gravemente leis constitucionais e fundamentais e desrespeitado o processo democrático em que a saúde pública foi consolidada. Realiza o desmonte de toda a Rede de Saúde sucateando hospitais, unidades e serviços para justificar a entrega dos mesmos aos empresários, fugindo às suas responsabilidades constitucionais pela gestão e execução dos serviços de saúde.
Por tudo isso é que estaremos nas ruas, para exigir respeito ao SUS e que a vida não seja privatizada. Estamos na luta contra todas as formas de opressão e violência, mas, sobretudo, estamos nas ruas para reafirmar que SAÚDE NÃO É MERCADORIA e levantar nossas bandeiras:
- Contra a criminalização dos movimentos sociais!
- Pela auditoria da dívida pública da União!
- Por 10% do PIB para a Saúde Pública e estatal!
- Contra as desonerações e subsídios a empresas e planos de saúde como forma de subsidiar e fortalecer a rede privada de saúde!
- Pela estruturação das redes de atenção básica e fortalecimento da promoção à Saúde e à prevenção de agravos!
- Contra a Rede Abraço e pela estruturação e fortalecimento das Redes de Atenção Psicossocial!
- Pelo fechamento da Clínica Santa Isabel (Manicômio localizado em Cachoeiro de Itapemirim)!
- Pelo fim dos leilões e pela suspensão dos contratos de gestão dos hospitais estaduais para as Organizações Sociais de Saúde (OSS)!
- Pelo fim dos convênios com entidades privadas que se dizem filantrópicas!
- Pelo fim dos contratos precários de trabalho na saúde e pela realização de concurso público!
- Pela jornada de trabalho de 30h semanais para os trabalhadores e trabalhadoras da saúde!
O SUS É NOSSO! E NINGUÉM TIRA DA GENTE! DIREITO GARANTIDO NÃO SE COMPRA E NÃO SE VENDE!
Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública.