Você conhece as políticas e as ações do Sistema Conselhos para a educação?
Veja também os desafios que as(os) profissionais da área enfrentam. As diretrizes curriculares (licenciatura) da Psicologia serão discutidas na próxima reunião, dia 29
Essas questões foram debatidas na reunião da Comissão de Educação do CRP-16, realizada na sede do Conselho, em Vitória, no dia 15 de setembro. O próximo encontro já está marcado: será na quinta-feira, 29, veja detalhes ao final da matéria e participe!
Eixos
A conselheira-presidente da Comissão, Flávia Melo dos Santos, mostrou os quatro eixos das políticas de educação do Sistema Conselhos:
Flávia apresentou ainda o plano de ações do Sistema Conselhos de Psicologia, que também é divido em eixos:
Eixo 1 – Aperfeiçoamento Democrático do Sistema Conselhos; eixo 2 – Construção de Referências Estratégicas de Qualificação para o Exercício Profissional; eixo 3 – Diálogo com a Sociedade e com o Estado.
De acordo com a conselheira, as políticas e o plano de ações visam reforçar e criar políticas públicas que garantam a educação para todos e todas.
Plano em prática
Algumas ações já vêm sendo promovidas seja pelo Conselho Federal de Psicologia ou pelos Regionais.
Isso porque tanto o plano quanto as políticas foram definidos pelo VII Congresso Nacional de Psicologia (CNP), realizado em junho de 2010, em Brasília. O evento traz orientações para o as gestões do Sistema Conselhos realizarem suas atividades no triênio (2010-13).
Um exemplo apresentado na reunião faz parte do eixo 2 do plano de ações: sobre a participação nas Conferências de Educação, a fim de contribuir, a partir da perspectiva da Psicologia, na política de educação de qualidade para todos e todas.
“Estamos aprovando a participação do CRP-16 no Conselho Estadual de Educação. Já temos a participação do CFP no MEC (Ministério da Educação)”, revelou a conselheira Flávia.
Ela chamou a atenção para importância em se ocupar esses espaços. “Não adianta a gente ter mil ideias, se a gente não está nesses espaços. E o Conselho está buscando isso aí”, pontuou.
Em sintonia
Além de evidenciar a preocupação e o zelo do Sistema Conselhos com as psicólogas e os psicólogos que atuam na área educacional, o plano de ações e as políticas de educação parecem estar em sintonia com as necessidades de quem atua com a Psicologia no sistema de ensino.
O eixo 1 das políticas de educação aborda a educação inclusiva. Quem participou da reunião mostrou os desafios em se lidar com essa temática.
Antes de vir para Vitória, a psicóloga Raquel Matos de Souza trabalhava em uma escola pública, em Campos, Rio de Janeiro. Ela contou sobre as dificuldades em se trabalhar com alunos autistas, hiperativos e com síndrome de Down.
Segundo Raquel, além da falta de estrutura adequada e recursos humanos especializados em atender esses casos por parte da própria escola, ela sofria até com os familiares dessas crianças. “Pais que falavam: meu filho não é doido, não tem que se consultar com psicóloga nenhuma”, citou.
Outro ponto levantado por Raquel é que a direção da escola a via como uma coordenadora. Porém, ela não aceitou esse rótulo e nem quando ofereceram uma sala para ela. “O campo de atuação da psicóloga é toda escola”, argumentou.
A psicóloga Edireusa Fernandes da Silva também mostrou seu empenho para trabalhar com deficientes auditivos. Ela é uma das únicas psicólogas no Estado que sabe a linguagem brasileira de sinais (libras).
Lei de inclusão existe, mas…
A conselheira e membro da Comissão de Educação Fernanda Schiavon Ogioni alertou que a inclusão escolar é lei, porém muitas instituições “tiram o corpo fora” na hora de receber alunos com necessidades especiais.
De acordo com ela, diretores alegam que a criança corre o risco de ficar reprovada, coloca empecilhos e acabam não aceitando em determinadas escolas.
Outra norma que não é bem cumprida é a Lei Estadual nº6947/2001, que prevê o serviço de Psicologia Escolar na rede pública estadual de ensino fundamental e médio. Promulgada há praticamente uma década, a lei não é aplicada na grande maioria das instituições.
Próxima reunião e representação na Abep
A próxima reunião da Comissão de Educação já está marcada. Será na quinta-feira, 29 de setembro, às 18h30, na sede do CRP-16, em Vitória.
Na pauta, o repasse do VIII Encontro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) e a discussão sobre as diretrizes curriculares (licenciatura) da Psicologia. A participação é aberta à categoria.
Representação na Abep. A psicóloga e membro da Comissão de Educação do CRP-16 Fabiana Pinheiro Ramos é quem irá repassar as informações na próxima reunião do dia 29.
Ela participou do VIII Encontro Nacional da Abep, realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), entre 07 e 10 de setembro, em Goiânia.
Esse evento definiu o que a próxima gestão vai produzir na área da educação. Além disso, o encontro na capital goiana elegeu a nova direção da Abep. E a psicóloga capixaba Fabiana foi eleita e fará parte da gestão (2011-13) da Associação, como diretora.