Você conhece as políticas e as ações do Sistema Conselhos para a educação?
Veja também os desafios que as(os) profissionais da área enfrentam. As diretrizes curriculares (licenciatura) da Psicologia serão discutidas na próxima reunião, dia 29
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Comissão de Educação do CRP-16: participação é aberta à categoria
Essas questões foram debatidas na reunião da Comissão de Educação do CRP-16, realizada na sede do Conselho, em Vitória, no dia 15 de setembro. O próximo encontro já está marcado: será na quinta-feira, 29, veja detalhes ao final da matéria e participe!
Eixos
A conselheira-presidente da Comissão, Flávia Melo dos Santos, mostrou os quatro eixos das políticas de educação do Sistema Conselhos:
Flávia apresentou ainda o plano de ações do Sistema Conselhos de Psicologia, que também é divido em eixos:
Eixo 1 – Aperfeiçoamento Democrático do Sistema Conselhos; eixo 2 – Construção de Referências Estratégicas de Qualificação para o Exercício Profissional; eixo 3 – Diálogo com a Sociedade e com o Estado.
De acordo com a conselheira, as políticas e o plano de ações visam reforçar e criar políticas públicas que garantam a educação para todos e todas.
Plano em prática
Algumas ações já vêm sendo promovidas seja pelo Conselho Federal de Psicologia ou pelos Regionais.
Isso porque tanto o plano quanto as políticas foram definidos pelo VII Congresso Nacional de Psicologia (CNP), realizado em junho de 2010, em Brasília. O evento traz orientações para o as gestões do Sistema Conselhos realizarem suas atividades no triênio (2010-13).
Um exemplo apresentado na reunião faz parte do eixo 2 do plano de ações: sobre a participação nas Conferências de Educação, a fim de contribuir, a partir da perspectiva da Psicologia, na política de educação de qualidade para todos e todas.
“Estamos aprovando a participação do CRP-16 no Conselho Estadual de Educação. Já temos a participação do CFP no MEC (Ministério da Educação)”, revelou a conselheira Flávia.
Ela chamou a atenção para importância em se ocupar esses espaços. “Não adianta a gente ter mil ideias, se a gente não está nesses espaços. E o Conselho está buscando isso aí”, pontuou.
Em sintonia
Além de evidenciar a preocupação e o zelo do Sistema Conselhos com as psicólogas e os psicólogos que atuam na área educacional, o plano de ações e as políticas de educação parecem estar em sintonia com as necessidades de quem atua com a Psicologia no sistema de ensino.
O eixo 1 das políticas de educação aborda a educação inclusiva. Quem participou da reunião mostrou os desafios em se lidar com essa temática.
Antes de vir para Vitória, a psicóloga Raquel Matos de Souza trabalhava em uma escola pública, em Campos, Rio de Janeiro. Ela contou sobre as dificuldades em se trabalhar com alunos autistas, hiperativos e com síndrome de Down.
Segundo Raquel, além da falta de estrutura adequada e recursos humanos especializados em atender esses casos por parte da própria escola, ela sofria até com os familiares dessas crianças. “Pais que falavam: meu filho não é doido, não tem que se consultar com psicóloga nenhuma”, citou.
Outro ponto levantado por Raquel é que a direção da escola a via como uma coordenadora. Porém, ela não aceitou esse rótulo e nem quando ofereceram uma sala para ela. “O campo de atuação da psicóloga é toda escola”, argumentou.
A psicóloga Edireusa Fernandes da Silva também mostrou seu empenho para trabalhar com deficientes auditivos. Ela é uma das únicas psicólogas no Estado que sabe a linguagem brasileira de sinais (libras).
Lei de inclusão existe, mas…
A conselheira e membro da Comissão de Educação Fernanda Schiavon Ogioni alertou que a inclusão escolar é lei, porém muitas instituições “tiram o corpo fora” na hora de receber alunos com necessidades especiais.
De acordo com ela, diretores alegam que a criança corre o risco de ficar reprovada, coloca empecilhos e acabam não aceitando em determinadas escolas.
Outra norma que não é bem cumprida é a Lei Estadual nº6947/2001, que prevê o serviço de Psicologia Escolar na rede pública estadual de ensino fundamental e médio. Promulgada há praticamente uma década, a lei não é aplicada na grande maioria das instituições.
Próxima reunião e representação na Abep
A próxima reunião da Comissão de Educação já está marcada. Será na quinta-feira, 29 de setembro, às 18h30, na sede do CRP-16, em Vitória.
Na pauta, o repasse do VIII Encontro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) e a discussão sobre as diretrizes curriculares (licenciatura) da Psicologia. A participação é aberta à categoria.
Representação na Abep. A psicóloga e membro da Comissão de Educação do CRP-16 Fabiana Pinheiro Ramos é quem irá repassar as informações na próxima reunião do dia 29.
Ela participou do VIII Encontro Nacional da Abep, realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), entre 07 e 10 de setembro, em Goiânia.
Esse evento definiu o que a próxima gestão vai produzir na área da educação. Além disso, o encontro na capital goiana elegeu a nova direção da Abep. E a psicóloga capixaba Fabiana foi eleita e fará parte da gestão (2011-13) da Associação, como diretora.