V Plenário do CRP-16 é empossado, e presidente destaca importância da união da categoria em favor da Psicologia
Presidente do IV Plenário ressalta protagonismo do Conselho em diversas lutas políticas. Solenidade tem ainda homenagem ao psicólogo Marcus Vinícius
O V Plenário do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16) foi oficialmente empossado na noite da terça-feira, 27 de setembro de 2016, em solenidade realizada no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória. O grupo formado por 18 psicólogas e psicólogos ficará à frente da autarquia no triênio 2016-2019.
O evento foi marcado por agradecimentos, homenagens e discursos em favor da união da categoria em prol da profissão e também de reafirmação do protagonismo político dos quatro primeiros plenários do CRP-16.
Em seu discurso de posse, o presidente do V Plenário do CRP-16, Diemerson Saquetto, destacou que a marca desta gestão, eleita no dia 27 de agosto de 2016 pela Chapa 11 – “Cuidar da Profissão em defesa do diálogo, da democracia e dos direitos humanos”, será o compromisso com os movimentos sociais e também com a unificação da luta em favor da profissão e de se cuidar da Psicologia.
“(Precisamos ter) compromisso com cuidar daquilo que temos mais precioso que é a Psicologia. Entendemos que a Psicologia precisa ser sim, campo de luta. O V Plenário assume agradecendo imensamente todo o caminho que foi construído”, pontuou.
Saquetto lembrou a conjuntura política nacional para reforçar a importância da união dass/os psicólogas/os capixabas.
“O atual momento político do País nos exige a garra, a necessidade de luta. A necessidade de não ter mais divisão entre Conselho e Sindicato. Uma vez que se nós não assumirmos, enquanto categoria, todos unidos e todos juntos, a Psicologia não resistirá na defesa dos direitos humanos. Que a categoria se sinta convocada a fazer parte do Conselho. Aos colegas do IV Plenário, como precisamos aprender com vocês. Vamos continuar de mãos dadas para construir uma Psicologia no Espírito Santo forte e de luta”, garantiu.
Já a presidente do IV Plenário do Conselho, Hildiceia dos Santos Affonso, recordou a luta política encabeçada pelo CRP-16 em todo Estado, destacando que isso faz a entidade ir muito além da sua função precípua.
“O Conselho tem essa energia da construção. Além do objetivo (de fiscalização e orientação da profissão) que é por lei, a luta do Conselho se estende, como foi na questão da Santa Isabel. O Conselho se fez representar junto a outros grupos de psicólogos, e nosso CRP teve participação muito significativa. E nosso Conselho tem um protagonismo, sempre buscando se representar nas lutas das mulheres, da comunidade LGBT, da criança e do adolescente, dos negros, com notas de repúdio, nós nos manifestamos diante de situações que nossa classe não concorda”, afirmou.
A ex-presidente do CRP-16 falou sobre a nova gestão do Conselho Federal de Psicologia (CFP), mostrando expectativa positiva do Plenário da autarquia de Brasília em relação ao Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop). Ela citou que o Crepop ficou estagnado durante a última gestão do CFP.
Hildiceia lembrou ainda que o Conselho completou 12 anos de atuação no Estado, comparando-o a uma adolescente que vive uma fase de luta. “Mostramos a nossa cara e colocamos para levar muitos tapas. Mas quem luta, leva muitos tapas”, frisou.
Ao final, ela deu um recado ao V Plenário.
“Essa é a tarefa de vocês, de cuidar da nova identidade do Conselho. Demos continuidade a tudo aquilo que uma Psicologia comprometida com o compromisso social pode fazer”, disse.
O presidente do Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos no Espírito Santo (Sindpsi-ES), Willian Fontes, também esteve na mesa que conduziu a posse do V Plenário. Ele ressaltou a importância de quem está saindo do Conselho continuar mobilizado.
“Aos conselheiros que estão se despedindo, por favor, não deixe o compromisso de lado. Sentimos falta de termos mais psicólogas e psicólogos comprometidos tanto com a Psicologia enquanto ciência e profissão em nosso Estado”, pontuou Fontes.
Homenagem a Marcus Vinícius
O CRP-16 prestou homenagem, por meio de uma apresentação cultural-musical do grupo Algazarra Arte e Coral, ao psicólogo Marcus Vinícius de Oliveira Silva, o Matraga, como era conhecido.
Sua principal atuação foi na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, principalmente nos seguintes temas: Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental, Clínica Psicossocial das Psicoses, Psicologia e Direitos Humanos, Desigualdade Social e Subjetividade.
Defensor e ativista declarado dos Direitos Humanos, no Sistema Conselhos de Psicologia, MV foi conselheiro em diversas gestões, além de Coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e Coordenador Nacional do Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) de 2005 a 2007, sendo um de seus fundadores.
Ele foi assassinado no dia 04 de fevereiro de 2016 no povoado de Pirajuía, município de Jaguaripe, no Recôncavo baiano.
Agradecimentos
A presidente do IV Plenário, Hildiceia dos Santos Affonso, e o presidente do V Plenário, Diemerson Saquetto, agradeceram à equipe de funcionárias/os do CRP-16 e às assessorias da autarquia pelos serviços prestados em favor da entidade. As/os conselheiras/os do IV Plenário também foram homenageadas/os.
Ao final da solenidade, um vídeo homenageando o corpo funcional e também as/os conselheiras/os do IV Plenário.
Imagens: Confira aqui imagens da solenidade de posse do V Plenário – Flickr e Facebook: Álbum I e Álbum II.
*Fotos: Felipe Amarelo.