Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

V Plenário do CRP-16 é empossado, e presidente destaca importância da união da categoria em favor da Psicologia

Postado no dia 28 de setembro de 2016, às 16:29

Presidente do IV Plenário ressalta protagonismo do Conselho em diversas lutas políticas. Solenidade tem ainda homenagem ao psicólogo Marcus Vinícius 

14424941_1096717647031915_5586039731458185532_o

Conselheiras e conselheiros do V Plenário, que vão estar à frente do CRP-16, gestão 2016-2019, tomam posse na Esesp, em Vitória

O V Plenário do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16) foi oficialmente empossado na noite da terça-feira, 27 de setembro de 2016, em solenidade realizada no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória. O grupo formado por 18 psicólogas e psicólogos ficará à frente da autarquia no triênio 2016-2019.

O evento foi marcado por agradecimentos, homenagens e discursos em favor da união da categoria em prol da profissão e também de reafirmação do protagonismo político dos quatro primeiros plenários do CRP-16.

Saquetto afirma que a união das psicólogas e dos psicólogos é fundamental para a Psicologia

Saquetto afirma que a união das psicólogas e dos psicólogos é fundamental para a Psicologia

Em seu discurso de posse, o presidente do V Plenário do CRP-16, Diemerson Saquetto, destacou que a marca desta gestão, eleita no dia 27 de agosto de 2016 pela Chapa 11 – “Cuidar da Profissão em defesa do diálogo, da democracia e dos direitos humanos”, será o compromisso com os movimentos sociais e também com a unificação da luta em favor da profissão e de se cuidar da Psicologia.

Profissionais acompanham a posse, realizada no auditório da Esesp

Profissionais acompanham a posse, realizada no auditório da Esesp

“(Precisamos ter) compromisso com cuidar daquilo que temos mais precioso que é a Psicologia. Entendemos que a Psicologia precisa ser sim, campo de luta. O V Plenário assume agradecendo imensamente todo o caminho que foi construído”, pontuou.

Saquetto lembrou a conjuntura política nacional para reforçar a importância da união dass/os psicólogas/os capixabas.

“O atual momento político do País nos exige a garra, a necessidade de luta. A necessidade de não ter mais divisão entre Conselho e Sindicato. Uma vez que se nós não assumirmos, enquanto categoria, todos unidos e todos juntos, a Psicologia não resistirá na defesa dos direitos humanos. Que a categoria se sinta convocada a fazer parte do Conselho. Aos colegas do IV Plenário, como precisamos aprender com vocês. Vamos continuar de mãos dadas para construir uma Psicologia no Espírito Santo forte e de luta”, garantiu.

Já a presidente do IV Plenário do Conselho, Hildiceia dos Santos Affonso, recordou a luta política encabeçada pelo CRP-16 em todo Estado, destacando que isso faz a entidade ir muito além da sua função precípua.

Hildiceia ressalta a luta política do CRP-16

Hildiceia ressalta a luta política do CRP-16

“O Conselho tem essa energia da construção. Além do objetivo (de fiscalização e orientação da profissão) que é por lei, a luta do Conselho se estende, como foi na questão da Santa Isabel. O Conselho se fez representar junto a outros grupos de psicólogos, e nosso CRP teve participação muito significativa. E nosso Conselho tem um protagonismo, sempre buscando se representar nas lutas das mulheres, da comunidade LGBT, da criança e do adolescente, dos negros, com notas de repúdio, nós nos manifestamos diante de situações que nossa classe não concorda”, afirmou.

A ex-presidente do CRP-16 falou sobre a nova gestão do Conselho Federal de Psicologia (CFP), mostrando expectativa positiva do Plenário da autarquia de Brasília em relação ao Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop). Ela citou que o Crepop ficou estagnado durante a última gestão do CFP.

Hildiceia lembrou ainda que o Conselho completou 12 anos de atuação no Estado, comparando-o a uma adolescente que vive uma fase de luta. “Mostramos a nossa cara e colocamos para levar muitos tapas. Mas quem luta, leva muitos tapas”, frisou.

Ao final, ela deu um recado ao V Plenário.

“Essa é a tarefa de vocês, de cuidar da nova identidade do Conselho. Demos continuidade a tudo aquilo que uma Psicologia comprometida com o compromisso social pode fazer”, disse.

Presidente do Sindpsi-ES participa da mesa que conduz a solenidade

Presidente do Sindpsi-ES participa da mesa que conduz a solenidade

O presidente do Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos no Espírito Santo (Sindpsi-ES), Willian Fontes, também esteve na mesa que conduziu a posse do V Plenário. Ele ressaltou a importância de quem está saindo do Conselho continuar mobilizado.

“Aos conselheiros que estão se despedindo, por favor, não deixe o compromisso de lado. Sentimos falta de termos mais psicólogas e psicólogos comprometidos tanto com a Psicologia enquanto ciência e profissão em nosso Estado”, pontuou Fontes.

Homenagem a Marcus Vinícius 

Assassinado em fevereiro deste ano, psicólogo é homenageado pelo CRP-16

Assassinado em fevereiro deste ano, psicólogo é homenageado pelo CRP-16

O CRP-16 prestou homenagem, por meio de uma apresentação cultural-musical do grupo Algazarra Arte e Coral, ao psicólogo Marcus Vinícius de Oliveira Silva, o Matraga, como era conhecido.

Sua principal atuação foi na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, principalmente nos seguintes temas: Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental, Clínica Psicossocial das Psicoses, Psicologia e Direitos Humanos, Desigualdade Social e Subjetividade.

Grupo Algazarra canta músicas em homenagem a MV

Grupo Algazarra canta músicas em homenagem a Matraga

Defensor e ativista declarado dos Direitos Humanos, no Sistema Conselhos de Psicologia, MV foi conselheiro em diversas gestões, além de Coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e Coordenador Nacional do Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) de 2005 a 2007, sendo um de seus fundadores.

Ele foi assassinado no dia 04 de fevereiro de 2016 no povoado de Pirajuía, município de Jaguaripe, no Recôncavo baiano.

Agradecimentos
A presidente do IV Plenário, Hildiceia dos Santos Affonso, e o presidente do V Plenário, Diemerson Saquetto, agradeceram à equipe de funcionárias/os do CRP-16 e às assessorias da autarquia pelos serviços prestados em favor da entidade. As/os conselheiras/os do IV Plenário também foram homenageadas/os.

Ao final da solenidade, um vídeo homenageando o corpo funcional e também as/os conselheiras/os do IV Plenário.

Imagens: Confira aqui imagens da solenidade de posse do V Plenário – Flickr e Facebook: Álbum I e Álbum II.

*Fotos: Felipe Amarelo.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...