Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Troca de experiências em emergências e desastres marca II Seminário Nacional

Postado no dia 1 de dezembro de 2011, às 15:58

Conselheira do CRP-16 e psicóloga de Santa Maria de Jetibá representaram o Conselho em Brasília

Profissionais participam do evento realizado pelo CRP-16, no dia 11 de novembro, em Vitória

Profissionais participam do evento realizado pelo CRP-16, no dia 11 de novembro, em Vitória

O II Seminário Nacional de Psicologia em Emergências e Desastres aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2011 no campus da UNB em Brasília. O evento contou com representantes de todo o Sistema Conselhos de Psicologia.

A programação trouxe profissionais do Brasil e da América Latina para discutirem a temática. Além disso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) fez questão de convidar representantes das vítimas afetadas por desastres.

Isso enriqueceu o seminário e promoveu uma rica troca de experiências das práticas em Psicologia em emergências e desastres, levando-se em consideração as semelhanças entre os povos latino-americanos.

“O seminário foi um rico espaço de troca de experiências, que favoreceu a construção de uma prática brasileira de Psicologia em emergências e desastres. As proximidades culturais, históricas e uma realidade de desigualdade social, que existem entre o Brasil e outros países da América Latina, favorecem que as experiências praticadas em países como Peru e Cuba possam ser referência para o trabalho no nosso País”, analisou a conselheira do CRP-16 Emília Barbarioli Gonçalves, uma das representantes do Conselho no evento.

Ela destacou debates das mesas sobre Psicologia em Emergências e Desastres na América Latina: Práticas e Organização Política; sobre Protagonismo e organização comunitárias como condição para a proteção social efetiva; e sobre Práticas Psicológicas no Enfrentamento das Emergências e Desastres como as que mais inquietaram os participantes do seminário.

“Com os relatos apresentados nas mesas ficou claro o quanto as políticas adotadas pelo governo estão muito distantes da real necessidade da população, bem como também ficou evidente como grande parte dos recursos financeiros destinados a realização dessas políticas não estão sendo empregados diretamente na população que mais necessita”, acrescentou Emília.

Confira aqui a íntegra dos palestrantes e das mesas do II Seminário Nacional de Emergências e Desastres.

Representantes do CRP-16
Emília representou o Conselho junto da psicóloga Carmem Gums, que atua no CREAS de Santa Maria do Jetibá, região Serrana do Estado.

Carmem representou o CRP-16 nas Sessões de Comunicações, nas quais as participantes de diversas regiões do País apresentaram suas experiências.

“Foi muito interessante, vimos experiências bem diversas e foi legal saber os caminhos que cada profissional vem tomando”, pontuou Carmem.

A psicóloga contou ainda que relatou sua atuação em uma enchente no seu município, quando ela atuava no CRAS de Santa Maria.

“Ali vimos a necessidade de se organizar melhor para prestar serviços de mais qualidade. E esse tema (emergências e desastres) vai se falar cada vez mais sobre ele, por isso é fundamental estarmos preparados para atender melhor a comunidade”, analisou.

Carmem também participou do Seminário Regional, realizado no dia 11 de novembro, no auditório da sede do Conselho, em Vitória. O evento contou com o relato de experiência das psicólogas Daniela Reis e Silva e Márcia Pereira de Oliveira, bem como com a contribuição de apontamentos feitos pelos presentes.

“O Seminário Regional do CRP-16 proporcionou um espaço de troca entre os psicólogos capixabas. E os participantes sentiram a necessidade de se ampliar ainda mais a discussão, uma vez que entendemos que cada vez mais a categoria será convidada a atuar nessa temática”, lembrou a conselheira Emília.


Discussão aprofundada

Em fevereiro de 2011, o III Plenário do CRP-16 promoveu o I Seminário Estadual de Emergências e Desastres, em Vitória.

Com o tema Experiências latino-americanas de enfrentamento à questão, o evento levou cerca de 300 psicólogas, psicólogos e representantes da sociedade civil ao auditório da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Além da boa participação da categoria, o Seminário Estadual apresentou as discussões sobre o assunto, fazendo com que o Estado ficasse em consonância com o que viria a ser apresentado pelo II Seminário Nacional.

Mais sobre o Seminário Nacional
Entre as principais propostas do II Seminário Nacional de Psicologia em Emergências e Desastres estavam a avaliação do processo de organização e a configuração do trabalho dos psicólogos e das psicólogas sobre o tema. Sendo também essas as propostas do evento regional.

Conheça os objetivos:
– possibilitar a expressão das produções e dos profissionais;
– produzir uma avaliação conjunta nacional e internacional sobre o tema de emergências e desastres;
– discutir a relação do tema com as políticas públicas e;
– estimular a integração latino-americana através da articulação da rede Latino-Americana de Psicologia em Emergências e Desastres.

A idéia do Seminário Nacional foi de que as conclusões do evento apóiem a organização de referências técnico-profissionais (que já vêm se desenvolvendo dentro do Sistema Conselhos) para a atuação de psicólogas e psicólogos, com base no direcionamento inicial do VII Congresso Nacional de Psicologia.

Frases
“As políticas públicas têm que garantir que os afetados pela tragédia possam sair do lugar de vítima para ocupar o lugar de protagonista do drama”, Carmen Beatriz Fabriani;

“Entender o país como uma máquina de desenvolvimento econômico e não como uma máquina de desenvolvimento humano, parte do um consenso e busca silenciar a crítica”, Henri Acselrad.

Essas foram frases que, entre outras, marcaram o II Seminário Nacional de Emergências e Desastres, de acordo com a conselheira do CRP-16 Emília Barbarioli Gonçalves.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...