Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Conferências da Assistência Social: categoria aponta necessidade de atualização da NOB/RH do SUAS de reavaliação de programas nos municípios

Postado no dia 14 de junho de 2023, às 10:17

É a mobilização do CRP-16 em favor das conferências de Assistência Social. Conselho promove cinco reuniões no ES, sendo quatro no interior capixaba, reforçando a política de aproximação do CRP-16 com a categoria 

#CRP16NoInterior. Santa Maria do Jetibá recebe o primeiro evento de mobilização realizado fora da Grande Vitória

O CRP-16, por meio de sua Comissão de Políticas Públicas e Sociais (CPOPS), vem mobilizando a categoria em torno das atividades que vão culminar com a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para ser realizada em dezembro de 2023.

Em abril, Conselho realiza o primeiro encontro, em Vitória

O trabalho reforça a política de interiorização das ações do CRP-16 no Estado. Após realizar uma reunião de mobilização em Vitória, o Conselho partiu para o interior capixaba.

No dia 31 de maio, na Câmara Municipal de Santa Maria do Jetibá, na Região Serrana, a categoria apontou para a necessidade: de atualização da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/SUAS); e de reavaliação dos projetos e programas em municípios de pequeno porte; além da importância de se observar a saúde mental do trabalhador do SUAS.

Categoria faz debate na Câmara de Santa Maria

“Fizemos a discussão em torno dos eixos norteadores da Conferência (Nacional). As profissionais presentes destacaram pontos do eixo sobre o orçamento e financiamento, apresentando as necessidades de atualização (da NOB-RH) e a reavaliação (de projetos e programas) a partir dessa discussão”, ressaltou a coordenadora da CPOPS, Diana Nascimento Freire.

Profissionais apontam para necessidade de atualização da NOB-RH/SUAS

Segundo a psicóloga, a reunião em Santa Maria contou com a participação de profissionais do município e de regiões adjacentes, além de estudantes de Psicologia. As psicólogas atuam nas politicas públicas de Saúde e Assistência Social e em organizações da sociedade civil.

Quem participou sinalizou que a importância de o CRP-16 mobilizar a categoria em torno das conferências da Assistência Social (municipais, estadual e a nacional).

Além da conselheira Diana, o conselheiro do CRP-16 Danthi Barbosa Lima também contribuir com a realização do evento em Santa Maria do Jetibá.

Psicóloga Bárbara de Souza Malvestio (de blusa branca ao centro no fundo) apresenta os trabalhos de mobilização a profissionais na reunião realizada na sede do Conselho, em Vitória


Vitória.
No dia 25 de abril, o CRP-16 iniciou as atividades de mobilização com uma reunião realizada no auditório da sede do Conselho, em Vitória.

Na oportunidade, a conselheira Diana Nascimento Freire esteve presente. A trabalhadora do SUAS e ex-conselheira do CRP-16, psicóloga Bárbara de Souza Malvestio explicou aos presentes como seriam realizados os trabalhos de mobilização, bem como acerca da realização da conferência em si.

Agenda
O Conselho já realizou reuniões em Vitória (25 de abril) e em Santa Maria de Jetibá (31 de maio).

Em junho, o Conselho promove ainda encontros de mobilização em torno da Conferência de Assistência Social em:

-Nova Venécia (14 de junho)
-São Mateus (15 de junho)
-Cachoeiro de Itapemirim (20 de junho)

Tema
O tema da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social é “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O evento realizado entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2023, em Brasília.

Para mais informações sobre a conferência, clique aqui.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...