Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Senadores avançam sinal vermelho e aprovam PL do Ato Médico sem consenso

Postado no dia 18 de dezembro de 2012, às 15:06

CFP convoca profissionais da sáude a se mobilizarem contra a aprovação do projeto de lei que regulamenta a Medicina

“Estranhamos que o PL do Ato Médico tenha sido aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais, por unanimidade, uma vez que, em 10 anos de tramitação, nunca houve o consenso sobre ele”, declarou a conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Heloiza Massanaro, ao final da reunião deliberativa  da CAS, desta quarta-feira (19), no Senado Federal, convocada para exame do PLS 268/2002.

O CFP e o Sistema Conselhos também repudiaram o descaso com que o Senado tratou o pedido feito para se ouvir várias entidades envolvidas com o tema como o Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Os senadores da CAS também não levaram em conta os apelos do Conselho Nacional de Saúde (CNS), levados à publico na semana passada, pedindo para que fosse considerado o atendimento integral dos usuários do SUS, previstos na Constituição e a preservação da autonomia dos profissionais da saúde”, ressaltou Massanaro.

Controvérsias
Durante a reunião, o senador Wellington Dias (PT/PI), seguido pelos demais senadores que compõem a CAS, admitiu que havia uma controvérsia sobre o texto e que muitos setores e parlamentares  ainda não haviam se debruçado suficientemente sobre ele.

A senadora Vanessa Graziottin (PCdoB/AM) reiterou que mesmo aprovado na CAS, não há unanimidade em relação ao projeto.

Para Heloisa Massanaro, que acompanhou a reunião em Brasília, um dos pontos críticos no PL, é a dificuldade das pessoas entenderem  que o texto, mesmo com modificações ao longo dos 10 anos de tramitação, ainda fere a autonomia das diversas profissões de saúde.  “Ao falar das demais profissões, o PL que regulamenta a medicina traz para si a prerrogativa de autorizar ou não a outra área da saúde a exercer”.

A conselheira  reiterou que a aprovação do Projeto pode prejudicar não só o Sistema Único de Saúde (SUS), mas a economia do país de forma geral. “Se o campo da saúde tiver sempre que passar pela avaliação da medicina, o acesso da população nas regiões  sem profissionais suficientes, além de dificultar muito o atendimento, vai encarecer o sistema”, completou.

A saúde vista a partir de uma abordagem mais ampla foi defendida pela conselheira do Conselho Regional de psicologia de Minas Gerais, Lourdes Machado, também integrante da Frente Mineira de Defesa da Saúde.

Ela explicou que o diagnóstico nosológico envolve um conceito ampliado de doença, que inclui a prevenção e a promoção da saúde. “O conceito não é conhecido pelas pessoas. Se pegarmos o modelo que o SUS defende, vemos que a saúde não é só a ausência de doenças, mas um conjunto de sintomas e por isso não pode ser feito só pela medicina. Dizer isto é um ataque frontal às diretrizes do SUS”, afirmou.

No final do dia, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, também recebeu representantes de áreas da saúde, que levaram à discussão os pontos sem consenso no PL.

Mobilize-se!
O CFP lembra a todos que o momento é de mobilização dos profissionais de saúde de todo o país. É preciso que todos se conscientizem dos prejuízos que terão em suas vidas e profissões com a aprovação do texto atual que, entre outras questões, diz que  só caberão aos médicos o diagnóstico de doenças e as decisões sobre o tratamento do paciente.

Envie mensagens aos senadores do seu estado, divulgue os vídeos e mensagens do CFP em suas redes sociais, informe aos colegas e parentes, promova debates e discussões!

A partir de fevereiro, quando o Congresso retornará do recesso, manifeste seu repúdio à aprovação do PL do Ato Médico !

A luta continua!

Fonte: CFP

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...