Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Facebook Logo do Flickr Logo do Instagram
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Psicologia presente em Brumadinho

Postado no dia 15 de fevereiro de 2019, às 12:16

Conselho Federal e Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais realizam oficinas de orientação nos dias 16 e 17 de fevereiro

Durante a 313ª reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ocorrida na última quinta-feira (31), o trabalho das(dos) psicólogas(os) no atendimento às vítimas da tragédia da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), foi reconhecido pelas(os) conselheiras(os) do CNS e membros do poder público que participaram da reunião.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), que faz parte do CNS, tem apoiado a iniciativa do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-04) que, por meio de sua Comissão de Psicologia de Emergências e Desastres, está em Brumadinho se articulando e se integrando com as políticas públicas locais para prestar o adequado apoio e assistência às(aos) atingidas(os).

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Daniela Buosi, que está na coordenação dos trabalhos de apoio às(aos) atingidas(os) pela tragédia, equipes multiprofissionais especializadas em Saúde Mental, capitaneadas pelo CRP-MG, estão trabalhando dia e noite com as famílias e as(os) trabalhadoras(es) afetadas(os).

O CFP tem acompanhado o trabalho através das psicólogas Lourdes Aparecida Machado, que representa o CFP na Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), e a conselheira Júnia Lara, que foi designada pelo plenário do Conselho Federal de Psicologia para acompanhar o caso.

Oficinas de Orientação da Psicologia em Emergências e Desastres

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, o CFP e o CRP-MG realizarão oficinas direcionadas às psicólogas(os), conselheiras(os), membros de comissões de emergências e desastres, trabalhadoras(es) dos municípios atingidos e para a população interessada, especialmente as famílias das vítimas e sobreviventes. Ao todo, serão quatro oficinas, sendo duas delas realizadas na cidade de Brumadinho.

“São oficinas abertas à população e articuladas com as políticas públicas dos municípios atingidos pela barragem da Vale”, explicou a conselheira Júnia.

Assista a um trecho da reunião do Conselho Nacional de Saúde que ressaltou a presença do CRP-MG e do CFP:

 

[embed width=”600″]https://www.youtube.com/watch?v=b53tUEnGNyI&feature=youtu.be[/embed]

Fonte: CFP. 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *